A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, através de secretários e servidores municipais, cumpriram na manhã desta sexta-feira (21) uma ordem judicial que determinava a retirada imediata das madeiras e tapumes que estejam sendo usadas para demarcação de área objeto de reintegração, “nas quais inexista efetiva moradia”. Quanto ao endereço dos ocupantes ou pretensos a ocupar o local, o documentou autorizou a citação por edital.
De acordo com a Assistente Social que foi cumprir a decisão, Angélica Ávila, foram retiradas algumas madeiras de locais onde não havia ninguém residindo.
Indignados, moradores da ocupação também se manifestaram: “Ninguém está aqui porque quer, é por falta de opção mesmo”, comentou Jove Mello. Outro morador fez um pedido complementando: “eu peço um pouco mais de humanidade e que olhem por nós”.
No local também esteve o deputado Jeferson Fernandes (PT), membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e disse que a Prefeitura tinha que apresentar um plano de habitação para essas famílias, antes de realizar a desocupação.