A Polícia Federal cumpriu, nesta segunda-feira (17), novas medidas em desdobramento da Operação Fauda, deflagrada na última quinta-feira, para desarticular organização criminosa especializada na prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, contrabando e descaminho, cometidos a partir da fronteira entre Santana do Livramento e Rivera, no Uruguai.
Policiais federais cumpriram dois mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão, além de sequestros de bens e de valores em Santana do Livramento.
As medidas estão vinculadas a investigados que, após a deflagração da Operação Fauda, passaram a ocultar provas e bens, além de tentarem influenciar nos depoimentos. A Polícia Federal, bem como as demais forças de segurança, identificou que membros da organização criminosa não atingidos pelas medidas iniciais se mobilizaram no sentido de dificultar as investigações.
Durante a deflagração da Operação Fauda (13/10) foram apreendidos cerca de 600 mil reais em moeda nacional, 190 mil reais em moeda estrangeira e mais de 1,2 milhão em cheques, além de 14 veículos, entre caminhões e carros de luxo, jet skys, entre outros.