🟢 Os mercados em alta às 6h30 em Brasília: S&P500 +1.00%, Dow Jones +0.84%, Nasdaq +1.22% e a Europa (STOXX600) sobe 0.53%.
🔴 O FANTASMA DA INFLAÇÃO: Na semana passada, uma leitura de inflação mais alta do que o esperado impactou os mercados à medida que os investidores reajustaram suas expectativas para as próximas altas de juros do Federal Reserve.
⚠️ FOCO NOS BALANÇOS: A temporada de resultados do terceiro trimestre começou nos EUA. Os investidores estão monitorando se alguma empresa terá revisão significativa para baixo em suas perspectivas diante da inflação alta e da desaceleração econômica.
⚠️ CONGRESSO DO PARTIDO CHINÊS
✔️O FOCO: O presidente chinês, Xi Jinping, reforçou no domingo a recente mudança do país do rápido crescimento e maior foco na autossuficiência nacional, especialmente em tecnologia. Seu discurso em 2017 havia começado com muita discussão sobre o crescimento econômico da China.
✔️ COVID ZERO: Xi mencionou brevemente na abertura do Congresso como a política para a Covid do país alcançou “resultados positivos” em coordenação com o desenvolvimento econômico. Ele não afirmou se a política de Covid zero terminaria ou continuaria.
✔️ QUALIDADE & TECNOLOGIA: Xi enfatizou que o país precisava de uma base tecnológica sólida para atingir suas metas de modernização. Algumas áreas que ele mencionou incluem o aumento da qualidade dos produtos manufaturados da China, as capacidades do país em transporte espacial e o desenvolvimento digital.
✔️ PRODUTIVIDADE: Xi disse que o país pretende aumentar a produtividade, tornar suas cadeias de suprimentos mais resilientes e expandir a produção econômica geral.
✔️ EDUCAÇAO: Ele também falou sobre como o país enfatizaria a Educação para desenvolver seu próprio talento em ciência e aceleraria o lançamento de projetos nacionais com importância “estratégica” e de “longo prazo”.
✔️ PROSPERIDADE COMUM: Analistas atribuíram a ênfase renovada da China na prosperidade comum no ano passado a uma repressão a empresas de tecnologia da internet e negócios de educação pós-escolar. Essas medidas, além dos controles de Covid da China, tornaram os investidores estrangeiros cada vez mais cautelosos sobre as potenciais oportunidades de crescimento no país.