sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Carnaval 2023 é confirmado em Livramento

Encontro entre o Executivo e a Liesa definiu os primeiros passos do evento que voltará após sete anos
Evento (como em 2014) marcará o retorno do Carnaval (Foto: Fabian Ribeiro )

Nessa semana, o Governo Municipal de Sant’Ana do Livramento confirmou que apoiará o Carnaval 2023. Em reunião entre os representantes das secretarias municipais de Turismo e de Educação, a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) e os presidentes das escolas de samba, ficaram estabelecidos os passos iniciais para a concretização do evento com o lançamento oficial definido para acontecer a partir do mês de novembro.
De acordo com a secretária de Turismo e chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Sandra Pontes, o Executivo e o Legislativo vão colaborar para que a folia aconteça e mais reuniões serão organizadas para novas definições. “Fizemos uma reunião, eu e a secretária Elis (da Educação), com os representantes de cada escola de samba. Já deixamos várias coisas esboçadas, porque é um desejo que saia o carnaval, não só pela festa, mas pela cultura que temos que preservar e pela geração de renda”, explicou Sandra, salientando que a expectativa do Governo é com o giro econômico e o mantimento da cultura do carnaval, após dois anos de pandemia, com a retomada do evento.
A presidente da LIESA, Denise Toledo, entregou, no momento da reunião, um projeto estrutural do carnaval, que deverá acontecer na avenida João Belchior Goulart, nos dias 18, 19 e 20 fevereiro, com a participação das quatro agremiações santanenses, além das participações especiais de algumas escolas da cidade de Rivera.
“Já estamos agendando um pré-lançamento onde mostraremos para as empresas locais como será o nosso carnaval 2023, bem como um grande evento aberto à comunidade da fronteira, no mês de novembro”, reiterou Denise.
Estiveram presentes no encontro as escolas de samba Tradição, Mocidade Alegre, Acadêmicos e União da Vila, com seus respectivos representantes, Jeferson Vargas, Gisele Ferreira, Luis Eduardo Santana e Miguel Luis Saldanha.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os