A Santa Casa de Misericórdia finalmente conseguiu colocar o sonhado mamógrafo digital em seu carrinho de compras. Após a disponibilização da verba de R$ 955.813,66 do programa Avançar RS na área da saúde, anunciada pela prefeita Ana Tarouco como resultado de articulação junto ao deputado Frederico Antunes, o Hospital publica nesta edição de A Plateia o edital para cotação prévia de preço para aquisição do equipamento. As propostas serão recebidas até às 10h do próximo dia 20. As empresas interessadas na possível venda do mamógrafo para o hospital poderão obter mais informações diretamente no hospital ou através do email: [email protected].
Migração
O advogado santanense Nasser Judeh, especializado em Direito Tributário, Direito Empresarial e Direito Civil, e a Professora Doutora Carmela Marcuzzo, participarão de palestra sobre “A Lei de Migração Brasileira: O Direito e o Estrangeiro no Brasil”. Será no campus da Unipampa em Livramento, em data a ser definida.
Vereadora
A primeira suplente do Progressistas, vereadora Marcia da Rosa, volta a assumir o cargo durante a próxima semana, em razão do período de licença do vereador Duda Amaral. A vereadora assume na segunda-feira, mas já preparou uma série de pedidos de providências que deve apresentar logo após assumir o cargo.
Segurança na Treze
Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana revela o acerto da mudança implantada pela pasta no sentido de circulação da rua Treze de Maio, este ano. A via registrava historicamente um alto número de acidentes de trânsito, o que diminuiu muito depois que foi transformada em mão única.
Consciência do motorista
O levantamento, realizado a pedido da Coluna ao secretário Márcio Goularte, demonstra que, após a implantação da mudança, os acidentes passaram a se concentrar nos cruzamentos da Treze de Maio. O principal ponto é na esquina com a Thomaz, onde houve seis colisões; outros dois casos ocorreram na esquina com a Uruguai, dois na esquina da General Câmara, um na esquina com a Antônio Fernandes da Cunha e um na esquina da Sete de Setembro. Com um pouco mais de atenção dos motoristas, tudo indica que é possível zerar o número de acidentes na via.
Em memória de Jadson Garcia
O último dia 5 de outubro marcou o 80º aniversário de nascimento do saudoso músico e professor santanense Jadson Del Campos Garcia, um cidadão que pautou sua vida com a dedicação às artes e às causas sociais, com marcante atuação no Lions Club Internacional. A data foi celebrada com saudade e também com orgulho pela esposa Vânia, as filhas Simone, Simari e Daniela, netos e os muitos amigos conquistados ao longo da vida, especialmente em razão das muitas contribuições de Jadson para com a comunidade fronteiriça. Como músico profissional, Jadson foi um dos fundadores e o primeiro guitarrista do célebre conjunto “Mocambo”, entre 1960 e 1965. Em publicação nas redes sociais, o radialista Antônio Carlos Valente recordou que, depois de passar pelos quadros da Brigada Militar como sargento, Jadson ingressou na Polícia Civil, onde chegou ao posto de Comissário. Formado em Pedagogia pela antiga Aspes, também atuou como professor naquela instituição de ensino. Com atuação responsável na área política, foi dirigente do antigo PFL e, a convite do também saudoso prefeito Guilherme Bassedas Costa, exerceu o cargo de Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, entre 2001 e 2004, sendo considerado Secretário Destaque. Na área cultural, gravou duas obras musicais – uma com canções de nomes famosos e outra totalmente autoral – e escreveu um livro abordando as regras, técnicas e a malícia do jogo de truco, intitulado “Manual do Truco de Amostra”. Com intensa atuação na área cultural, integrou comissões julgadoras de vários festivais de música nativista, poesia e dança, em diferentes cidades gaúchas, e foi um grande colaborador da Casa do Poeta Santanense-Caposan, atuando como violonista e cantor nos concorridos saraus
7º RCMec com projeto de ação comunitária no São Paulo
O comandante do 7° Regimento de Cavalaria Mecanizado (7º RC Mec), tenente-coronel Rafael Braga, confirmou esta semana, através de nota, a estreia do Projeto de Assistência Social Continuado – PASC, com o objetivo de auxiliar uma escola de Ensino Fundamental do município nas diversas datas comemorativas, com intuito de subsidiar apoio nas áreas social, cívica e educacional ao longo do ano. O projeto terá início na próxima terça-feira, 11, na escola municipal Silveira Martins, no bairro São Paulo, com atividades alusivas ao Dia das Crianças. Na oportunidade, serão realizadas atividades lúdicas e palestras sobre conscientização social e educacional e ainda serão disponibilizados serviços de saúde aos alunos e familiares da comunidade. Segundo a nota, a programação prevê também hasteamento da Bandeira do Brasil e, ainda, os oficiais, subtenentes e sargentos do Regimento irão ofertar, de forma voluntária, presentes aos estudantes da escola. A expectativa é de que mais de 130 crianças da instituição de ensino sejam presenteadas pelos militares do Exército, nessa verdadeira demonstração de espírito cívico e solidariedade, dentro do preceito de “Braço Forte, Mão Amiga”. O projeto ainda deve se replicar em outras oportunidades daqui para a frente, como parte das “missões subsidiárias” que o Exército desempenha, com objetivo de cooperar para o desenvolvimento assistencial.