Uma mancha de melasma geralmente é bilateral, ou seja, existem manchas em ambos os lados da face, com tamanhos diferentes.
As áreas mais frequentes são o nariz, cabeça e boca. Também podem aparecer no pescoço, braços, entre outros.
A mancha pode ser marrom claro ou marrom mais escuro, também pode ser bege azulado.
Qual é o melhor tratamento?
A primeira etapa e mais importante é o uso do protetor solar. Essa etapa tem que ser eficiente: deve-se aplicar primeiro protetor solar transparente e por cima um protetor solar de alta cobertura com cor.
Quem tem melasma, tem que usar um protetor com cor, porque ele vai ficar protegido se estiver coberto.
Outra indicação é a reaplicação do protetor solar a cada 3 horas, e o suplemento com fotoprotetor oral que contém antioxidantes.
Na segunda etapa, é necessário limpar a pele. Para limpá-la, tem que ser tratada com esponjas macias (sydent), porque a pele não pode ficar muito seca e não pode ficar irritada. O melasma é uma patologia da pele que piora com irritação.
Um terceiro estágio é o uso de antioxidantes tópicos, como vitamina C, resveratrol, niacinamida, vitamina E verde.
É importante usar antioxidantes na pele que ajudem a clarear as manchas e prevenir a produção de radicais livres, pois aumentam a inflamação ou pioram a pele ou o melasma.
No quarto passo, os clareadores são uma etapa importante, e a dúvida mais frequente é qual é o melhor clareador. Não existe essa combinação de vários ingredientes ativos e vai depender do tipo de melasma e pele de cada paciente.
Procuro na mesma receita, na mesma rotina usar diferentes clareadores, assim como o melanócito que é a célula que produz pigmento para a melanina em diferentes direções.
Exemplos de agentes clareadores são o ácido tranexâmico, tiamidol, ac kojioco, ácido fítico, alfa arbutim, entre outros.
Na quinta etapa, o uso de ácidos para aumentar a renovação celular, para puxar o pigmento da superfície. Sempre pensando que pode ser irritado com melasma, então prefiro os alfa-hidroxoácidos como o ácido glicólico e mandélico, o retinol.
Daniela Duarte é Cosmetóloga Médica, formada há 18 anos na ‘Facultad de Medicina – Carreras Universitarias de Tecnologia Medica’, com título habilitado pelo Ministério da Saúde e sócia da Sociedade de Cosmetologia Médica do Uruguai.
Endereço: Faustino Carambula, nº 1415
Telefone: +598 99824852
Facebook: Daniela Duarte Cosmetóloga Médica
Instagram: @danieladuartecosmed