O ex-presidente do Clube Líbano-Fluminense de Niterói e auditor fiscal da Receita Federal, Marcelo Bragança Bazhuni, lança nessa 6ª feira, dia 30 de setembro, das 16h às 20h, na Livraria da Travessa, em Icaraí, Niterói, o seu livro “O Rei do Pierrot – Sementes Libanesas”, Editora Itapuca.
Partindo da perda do pai, Joseph Abdalah Bazhuni comerciante libanês que imigrou nos anos 50 e se estabeleceu em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, onde trabalhou nas lojas Leão de Ouro de seus parentes, Marcelo expõe nas 219 páginas do livro uma espécie de amálgama de memórias, pesquisas, fotografias, histórias, causos, fatos e, sobretudo, paixão pelo pai e pelo Líbano.
O livro começa pela origem da família em Bazoun, no Líbano – passando pela imigração para o o Rio de Janeiro de seus primeiros antepassados, em 1907-, relembra a saga dos outros Bazhunis, dos casamentos entre “brimos”, além de fazer um relato da guerra do Líbano e as notícias que afetavam os libaneses.
As versões das fantasias de Pierrot que Sr. Joseph criou para vender durante o período de carnaval e que o tornaram conhecido como o Rei Pierrot, alavancando-o ao sucesso, é o mote central da obra numa aventura intrigante pelo passado, recheado com fotos, dados, documentos antigos, passaportes, parentes, lojas, enfim, o passado estampado em fragmentos, culminando numa bela e interessante exposição da história das principais famílias libanesas de Niterói.
O livro “O Rei do Pierrot – Sementes Libanesas”, de Marcelo Bragança Bazhuni é uma obra visceral carregada de tintas fortes da presença duma ausência do Líbano e da ausência duma eterna presença do Sr. Joseph, pai do autor.
Os libaneses e seus descendentes agradecem, e a comunidade Líbano-brasileira, em especial a da cidade de Niterói, ganha mais um importante registro de sua história e memória.
©️ Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro
foto: derocha / divulgação