Cosmetóloga médica Daniela Duarte explica
Já é sabido que o desequilíbrio da saúde mental está diretamente ligado a diversas patologias, entre elas, doenças dermatológicas. O estresse pode causar na pele variadas reações que impactam negativamente a vida da pessoa.
Isso ocorre porque quando o feto está sendo formado, pele e sistema nervoso se desenvolvem a partir do mesmo folheto embrionário, chamado de ectoderme, o que, em termos práticos, faz com que pele e sentimentos estejam interligados.
Sendo assim, quando falamos de estresse, estamos tratando de diversas manifestações emocionais, consideradas em sua grande maioria, negativas como raiva, tensão, cansaço, desânimo, impaciência, esgotamento, entre outros que em fases crônicas são prejudiciais para todo o organismo. Além de serem responsáveis por desencadearem uma crise dermatológica ou a reincidência da mesma.
E um dos motivos está na liberação em excesso de cortisol, hormônio capaz de atingir o sistema imunológico de uma pessoa, provocando ou agravando diversas doenças.
Até mais de 30 % das doenças da pele tem a ver com nossa situação emocional, como por exemplo: acne; vitiligo; psoríase; herpes; dermatite atópica; melasma; entre outras.
Por exemplo, a queda de cabelo pode ter como gatilho o stress e a ansiedade. Do mesmo modo, quando estamos felizes, de férias, as doenças da pele tendem a melhorar!
O que sempre indico aos pacientes fazer é fazer higiene do sono, consultar com nutricionista, uma boa hidratação para manter a função de barreira da pele, usar protetor solar regularmente, uso de sabonete syndent, entre outras recomendações.
Daniela Duarte é Cosmetóloga Médica, formada há 18 anos na ‘Facultad de Medicina – Carreras Universitarias de Tecnologia Medica’, com título habilitado pelo Ministério da Saúde e sócia da Sociedade de Cosmetologia Médica do Uruguai.
Endereço: Faustino Carambula, nº 1415
Telefone: +598 99824852
Facebook: Daniela Duarte Cosmetóloga Médica
Instagram: @danieladuartecosmed