seg, 13 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

“É sempre no lombo do trabalhador”, declara vereador sobre cobradores de ônibus

Em audiência pública, Leandro Ferreira se manifestou contrariamente a extinção do cargo
Vereador Leandro Ferreira (Foto: Ascom)

Aconteceu na Câmara de Vereadores, na noite dessa quinta-feira (22), uma audiência pública para debater a possiblidade de extinguir o cargo de cobrador de ônibus em Sant’Ana do Livramento. Representantes de diversas categorias participaram do encontro e puderam fazer uso da palavra, assim como os próprios parlamentares.

Durante sua fala, o vereador Leandro Ferreira (PT) se colocou contrariamente a retirada dos servidores de suas funções e declarou: “Quando é para melhorar a eficientização do sistema no lombo do peão vale. Assim fez o governo do estado com as privatizações. Assim fizeram com as reformas trabalhista e previdenciária. Sempre no lombo do trabalhador, quando é para fazer caixa”, declarou.

A proposição da audiência foi da Comissão de Infraestrutura da Casa Legislativa e da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Público. Embora não tenha comparecido na audiência, representantes do Poder Executivo afirmaram na semana passada, que a Prefeitura não deve extinguir o cargo de cobrador de ônibus no município.

Segundo o advogado do STU, Enoc Guimarães, a extinção do cobrador é uma tendência que existe. “Cobrador hoje custa 20% da tarifa e é uma função que está desnecessária” comentou.

Ele contou que as empresas já estão providenciando um upgrade de tecnologia. “Nós vamos ter todos validadores com crédito e débito, pois todos os municípios estão fazendo isso e é uma tendência de redução de custos” explicou. Em contrapartida Enoc destacou que pretende construir junto com o Sindicato uma forma de amenizar o impacto de desemprego. Ao Jornal A Plateia, o advogado disse que testes já estão sendo realizados aos domingos quando, segundo ele, praticamente não tem usuários.