sex, 14 de março de 2025

Variedades Digital | 08 e 09.03.25

Câmara aprova lei que altera forma de seleção de gestores escolares

Secretária da Educação diz receber com a alegria aprovação da matéria
(Foto:Matias Moura/AP)

A Câmara de Sant’Ana do Livramento aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que altera a forma de seleção dos gestores escolares da rede municipal de ensino de Sant’Ana do Livramento. A matéria foi aprovada com emendas.

Agora, após a sanção da prefeita Ana Tarouco (PL), a seleção de diretores e vice-diretores será mediante seleção técnica, de mérito e desempenho, seguida de eleição direta pela comunidade escolar, através de voto direto e secreto, adotando sistema eleitoral majoritário.

A secretária Municipal de Educação, Elisangela Duarte, disse receber com alegria e esperança de novos tempos a aprovação do projeto. “A reestruturação da lei tem o intuito de que o município esteja apto a receber o complemento do recurso FUNDEB (VAAR – Valor Anual Aluno Rendimento), mas vai além, pensando em uma educação de qualidade em nossos educandários que contam com o importante trabalho feito por seus gestores.

Elisangela destacou a importância de um trabalho feito em “várias mãos”, onde disse ter ouvido os mais diferentes posicionamentos, da SME, professores e da Câmara de Vereadores. “Construindo juntos mesmo, com muito respeito e comprometimento com a educação que queremos e é direito de nossas crianças, nosso bem maior”, comentou.

 

DRACO apreende 4,43 kg de maconha e prende homem em flagrante em Santana do Livramento

Na última terça-feira (12), a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Santana do Livramento realizou uma operação que resultou na apreensão de 4,43 quilos de maconha e na prisão de um homem de 52 anos, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas. A ação foi coordenada pelo delegado Laurence Teixeira, que atualmente responde interinamente pela unidade

Abertura de empresas por brasileiros e estrangeiros e investimentos de outros países no RS foram temas de painéis na Expodireto

Por Ascom Sedec O quinto dia da 25ª edição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, teve a apresentação de painéis com temáticas relacionadas ao estreitamento das relações comerciais com novos mercados na Área Internacional da feira. Com o título “Facilidade e Agilidade no Registro de Empresas, Nacionais e Estrangeiras, no Estado do Rio Grande do Sul”, o painel abordou os mecanismos

Casal furta celular em estabelecimento comercial de Livramento

Na última terça-feira (11), um furto foi registrado em um estabelecimento comercial localizado na Rua dos Andradas, esquina com a Rua Marques Pavão, em Santana do Livramento. De acordo com informações da Brigada Militar, um casal entrou no comércio fingindo ser cliente e, aproveitando-se da movimentação no local, o homem furtou um celular que estava sobre o balcão. O proprietário