A santanense Maria Cecília, de apenas um mês de vida, foi diagnosticada com uma anormalidade de fusão antecipada dos ossos do crânio chamada craniossinostose.
De acordo com a mãe de Maria Cecília, Monalisa Antunes Mattoso, assim que nasceu, a filha foi diagnosticada com essa doença, caracterizada pelo fechamento precoce dos ossos do crânio, que resulta em deformidades no formato da cabeça. “Os médicos vão abrir esses ossos (do crânio) para que o cérebro possa crescer normalmente e assim modelar a cabeça dela. Não é uma questão de estética e sim que, da forma em que ele está, o cérebro ao crescer poderá provocar pressão craniana o que irá afetar a visão e o desenvolvimento dela futuramente”, explicou a mãe.
Para fazer a cirurgia, com um neuropediatra em Montevideo, Uruguai, Maria Cecília precisa atingir 7 kg até o início do mês de novembro.
Desse modo, os pais resolveram criar uma vaquinha online com o objetivo de arrecadar fundos para que possam se manter durante a cirurgia e pós-cirurgia do bebê, na capital uruguaia. “Se tudo der certo na cirurgia, ficaremos de sete a 10 dias, e mesmo tentando economizar, tudo é caro e não temos como nos manter por tantos dias”, relatou Monalisa.
Para ajudar a família basta acessar o site da vaquinha virtual e digitar o nome de Maria Cecília Monalisa Mattoso ou o código de identificação 3097888. O telefone de contato da mãe é (55) 99207-5370.
Debora Castro