Na tarde desta quarta-feira (31), foi realizada a inauguração oficial do Estande do Uruguai na 45ª Expointer, em Esteio. O evento contou com a presença de ministros uruguaios, autoridades civis brasileiras e do Embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles Galmés.
Em entrevista ao Grupo A Plateia, Galmés destacou a importância do evento para ambos os países. “É fundamental destacar a importância deste evento para Brasil e Uruguai porque o agro nos une. Em meio a tantos problemas que o mundo observa, a alimentação é um dos mais urgentes. E tanto Brasil quanto Uruguai são potências neste setor. 30% das exportações de alimentos do mundo saem da nossa região; Por isso, as possibilidades de desenvolvimento em cooperação entre os dois países é um dos nossos grandes objetivos aqui na Expointer, estarmos juntos”, destacou.
O Embaixador citou a fronteira entre Sant’Ana do Livramento e Rivera como grande exemplo dessa união. “Sou Embaixador há 46 anos e não há nenhuma fronteira no mundo que vive em clima de paz e cooperação como Livramento e Rivera. As pessoas com quem converso muitas vezes não acreditam como isso é possível, como uma divisa torna-se símbolo de união entre dois países. São exemplos para o mundo”, elogiou.