O jogo entre Atlético Povo Novo, que levou uma grande torcida para o ginásio e Assoesa tinha um favorito. A pergunta que ainda não tinha resposta era se as três ausências no time de Caio Flávio impactariam na decisão. Sem Diouzer e Rodrigo Peixoto suspensos e Adriano viajando, a Assoesa foi ainda mais testada na decisão ao começar perdendo. Fabrício Armua fe z 1 X 0, Povo Novo. Com a volta do pivô Hilton, a Assoesa colocou em prática o seu jogo coletivo, que potencializa a qualidade individual dos seus atletas. O problemas começaram a ser resolvidas com o primeiro gol de Vini, numa jogada na linha de fundo, encontrou ângulo para finalizar entre o goleiro e o poste. O próprio Vini virou o placar para 2 X 1, também num chute com pouco ângulo. A Assoesa toma conta da partida fica com a bola e amplia com Philipe. Já o Povo Novo até construía suas jogadas, mas esbarrava sempre no goleiro Renan. Hilton fechou o placar do primeiro tempo em 4 X 1. Veio o segundo tempo e com ele um novo teste para a Assoesa. O Povo Novo arriscou tudo com peças novas em quadra, Tierry e Leko. E foram eles que recolocaram a equipe na final. Tierry chutou do meio da quadra e um desvio no caminho tirou o goleiro do lance, 4 X 2. Pouco depois ele iniciou a jogada que acabou na finalização de Leko, 4 X 3. A Assoesa desencaixou a marcação e viu Tierry voltar a bomba e empatar a partida em 4 X 4. A Assoesa novamente encontrou soluções dentro da quadra e elas tinha nome e sobrenome, Hilton Arnez. O craque do campeonato não decepcionou e no primeiro lance ele girou sobre a marcação e tirou do bom goleiro Gabriel Roque, 5 X 4. O Povo Novo novamente testou o goleiro Renan, que mais uma vez fechou o gol. A Assoesa via o adversário cada vez mais exposto e só precisava encontrar o passe para seu artilheiro. E não deu outra. O passe as costas da marcação levou Hilton e dominar a bola e num leve toque tocar no canto e ampliar para 6 X 4. Depois disso a equipe manteve a defesa sólida e no maior susto foi uma bola na trave de Renan. O placar zerou e a resposta do inicio da partida estava respondida. A Assoesa confirmou seu favoritismo suprindo as ausência com eficiência coletiva e individual.
Premiação
Já passava das 2h da madrugada quando iniciou a solenidade de premiação, premiando inicialmente os vice campeões, Sarandi, Carolina e Povo Novo. As equipes mais disciplinadas, Saint Catherine´s, Deportivo e Povo Novo e os artilheiros do campeonato, Luis Pedro (14) Tomas Mediondo (Nacional) e Marcelo Moysés (PSG). Davi (Carolina) e Larry (Torino) foram eleitos atletas revelação e as defesas menos vazadas, 14 de Julho, Nacional e Torino. As seleções do campeonato foram premiados a seguir, assim como os craques da final, Guilherme, goleiro do 14, Fabrício, do Zeca F.C e Hilton, da Assoesa, e dos destaques do campeão. A premiação aos campeões, 14 de Julho, Zeca F.C e Assoesa, com direito a chuva de papel picado, encerrou oficialmente a noite de decisões do CFL 2022 no primeiro semestre.
Na quinta-feira recomeça a competição para as equipes da Série Ouro, Sub 15 e Master.
A Arena Eventos e Fundação Arena, tem os patrocínios de, CFC Santanense, Movilcor, Delivery Much. C.C. Corretora de Seguros, Óticas Ricardo, Postos Larratea e Larratea Pet, Uniagro e Erva Mate Charme.