sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Fórum de Desenvolvimento com casos de sucesso será promovido pelo COMDER

Evento deve acontecer no mês de novembro

Considerado como um quarto poder municipal dada a sua grande importância, o COMDER (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) tem um papel fundamental na proposição de ideias e iniciativas que visem trazer soluções para os mais variados temas referentes ao município. Com reuniões mensais, fazem parte do conselho diversas entidades públicas e privadas entre elas a EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação e Sindicato Rural, ASEAGRO, Associação de Apicultores, IRGA, Secretaria Municipal de Agricultura, Associação de Hortifrutigranjeiros, COPERFORTE, Inspetoria de Defesa Agropecuária, entre outras.
Nas pautas recorrentes nas reuniões, está o assunto “estradas rurais e seus desafios’’. Segundo o presidente da entidade, o engenheiro agrônomo Leonardo Perez, diante disso e da necessidade de se apontar soluções que visem melhorias, é que o COMDER estará realizando, no mês de novembro, em Sant’Ana do Livramento, um Fórum de Desenvolvimento Rural com cases de sucesso implantados em outros municípios da região, e até mesmo do Rio Grande do Sul, que enfrentam desafios semelhantes. “Sem dúvida, o assunto estrada está sempre na pauta, ainda mais com o crescimento da agricultura no município e crescimento da soja, mas temos também a produção pecuária, o desenvolvimento das oliveiras, a noz Pecã, a parte da vitivinicultura que também cresceu muito em nosso município, e as nossas estradas ao contrário: regrediram. E, nós sabemos de todas as dificuldades que as administrações passam neste quesito, por isso, dentro do Conselho, a gente discute de forma proativa uma maneira de, com as entidades reunidas, tentar trazer soluções.
Segundo Perez, uma dessas alternativas seria as chamadas Parceiras Público-Privadas, onde uma ação conjunta de produtores consiga, por exemplo, colaborar na manutenção das estradas de forma mais técnica. “Esse é um dos problemas graves, nós não temos uma orientação técnica padrão para se arrumar as estradas na região das pedras, por exemplo, o principal assunto lá é como desviar as águas. Já se formos para o Itaquatiá, Ibicuí, Madureira, Upamaroti, falta material para colocar nas estradas e a logística para trazer da região do basalto se torna um pouco cara, mas a produção precisa escoar. Este é o ponto. Há, por exemplo, produtores que exportam a sua safra para Dom Pedrito por não conseguir trafegar pelas estradas. E, é justamente por isso que foi proposto pelos parceiros a realização desse fórum que poderá nos trazer soluções para promover essas melhorias”.
O evento será realizado no mês de novembro, e contará com a participação de iniciativas que deram certo em outros municípios.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os