Os mercados futuros em leve baixa às 6h15 em Brasília: S&P500 -0.16%, Dow Jones -0.05%, Nasdaq -0.15%. Já a Europa sobe (STOXX) +0.30%.
🟡 PETRÓLEO EM QUEDA:
🔴 CHINA: Ajuda a inflação, mas os motivos da queda preocupam. Depois que dados econômicos da China, o maior importador de petróleo do mundo, reacenderam o debate sobre recessão, os contratos futuros de petróleo Brent caíram 90 centavos, ou 1%, para US$ 94,20 por barril às 00:03 GMT.
🔴 POLITICA DA ZERO COVID: os dados mostraram a economia desacelerando inesperadamente em julho, com a atividade fabril e de varejo pressionada pela política de zero Covid de Pequim e uma crise imobiliária.
⁉️ A REAÇÃO DENOTA PREOCUPAÇÃO – Por John Authers (Bloomberg): Contra todas as expectativas (nenhum economista consultado pela Bloomberg havia previsto isso), o Banco Popular da China cortou as taxas de juros. E por que fez isso? Certamente não teria feito a menos que se sentisse obrigado, o que leva a concluir que a economia chinesa está num estado pior do que parece.
‼️ NÃO É SÓ AQUI: A inflação nos Estados Unidos 🇺🇸 nas contas de supermercado aumentou no ritmo mais rápido desde 2008, após picos no preço da manteiga, leite e frango, de acordo com novos dados. A empresa de pesquisa Kantar revelou que a inflação dos preços dos alimentos subiu 11,6% nas quatro semanas até 7 de agosto.
🔴 CUSTO DE VIDA & CRESCIMENTO: Na terra na Rainha, economistas estão ficando cada vez mais pessimistas em relação ao risco de uma recessão, agora visto como muito mais provável: as chances estão em 45%. Com o aumento do custo de vida, o Banco Central Inglês deve subir em mais 0.5% as taxas de juros por lá.
🔜 BACK TO REALITY: A Apple Inc. estabeleceu o prazo de 5 de setembro para os funcionários estarem no escritório pelo menos três dias por semana, marcando sua mais recente tentativa de retorno depois que os picos de Covid-19 atrasaram seus planos várias vezes.