No mês dedicado à sanção da Lei Maria da Penha, o Agosto Lilás tem por objetivo sensibilizar a sociedade para o fim da violência contra mulheres e tornar conhecidos os canais de denúncia existentes e os serviços de atendimento à mulher que sofre a violência.
Em Sant’Ana do Livramento, o Centro de Referência da Mulher (CRM) promoverá uma série de atividades e ações em escolas do município em alusão à campanha. Além das visitas escolares, estão previstas blitz no trânsito em horários de maior fluxo e em locais movimentados do centro de Livramento.
De acordo com Fabiana Trevisan, coordenadora do CRM, além das escolas, conversas com as mulheres que são atendidas pelos CRAS também acontecerão. “Esses diálogos são importantes, pois os jovens são os semeadores e precisam levar as informações para casa, para o grupo de amigos. Durante todo o ano também vamos às escolas, mas as ações são intensificadas nesses períodos: Agosto Lilás, Outubro Rosa e os 21 dias de ativismo, que acontecem no fim de cada ano”, destacou Trevisan.
Atendimento à mulher vítima de violência
O CRM oferece, durante todo o ano, atendimento gratuito às mulheres vítimas de violência, através de uma equipe formada por psicólogo, advogado e assistente social.
“Mesmo que a mulher não tenha registrado o boletim de ocorrência contra o agressor, ela pode procurar o CRM que vamos ajudá-la a esclarecer dúvidas através da nossa equipe especializada, com um atendimento totalmente sigiloso. O CRM está aqui para ajudar a mulher a romper esse ciclo de violência”, salientou a coordenadora.
Presenciou ou foi vítima de uma agressão? Denuncie!
Canais de denúncia:
180 – Central de Atendimento à Mulher;
197 – Polícia Civil;
190 – Brigada Militar;
3968-1032 ou (55) 98429-2083 – Centro de Referência da Mulher