A Câmara Municipal de Vereadores derrubou, por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (10), o veto da prefeita Ana Tarouco (PL), que dispõe sobre a presença de doulas nas maternidades, hospitais e demais estabelecimentos de saúde de Sant’Ana do Livramento.
De autoria do vereador Rafael Castro (PSB), o texto da lei especifica o que faz a profissional, além de obrigar “a presença de doulas durante as consultas e exames pré-natal, bem como em todo o período de trabalho de parto, parto e pós parto imediato, sempre que solicitado pela parturiente”.
A nova lei também estabelece as atribuições e as vedações das profissionais que passarem a atuar a partir da publicação.
Para o vereador Rafael, a partir de agora cabe a fiscalização e uma futura articulação para que Sant’Ana do Livramento possa oferecer o curso para novas doulas.
A coordenadora geral da Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (Adosul), Gabrielle Araújo, esteve presente na Câmara de Vereadores no momento da votação e salientou a importância da aprovação desta lei e a regulamentação desta ocupação em mais um município do Rio Grande do Sul.
Acompanhe a entrevista com a coordenadora geral da Adosul durante a votação na Câmara de Vereadores.
Debora Castro