qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Médicos decidem não aceitar a nova proposta da Santa Casa e Prefeitura

Foto: Marcelo Pinto/AP

O vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul(Simers), Marcelo Matias, o diretor de interior, Luiz Alberto Grossi, o diretor da região da Fronteira Oeste, Danilo Soares, e o delegado da entidade médica no município, Felipe Dutra, participaram de Assembleia Geral Extraordinária (AGE), com os médicos que prestam serviços na Santa Casa de Misericórdia, na noite desta quinta-feira, 28.
O encontro virtual teve como objetivo debater a proposta apresentada pela Prefeitura e Santa Casa, em reunião, na última segunda-feira, 25. A proposta tem como pretensão realizar o pagamento integral do mês de maio de 2022, em até 5 parcelas, como também o início da negociação dos recursos do salário de dezembro de 2020, a partir de janeiro de 2023. E foi apresentada ao vice-presidente do Simers, Marcelo Matias, em reunião na Santa Casa, que destacou a necessidade de uma reunião com a categoria para a decisão de aceitação
Durante o encontro remoto com os médicos, os profissionais mais uma vez apresentaram insatisfação com a proposta da Prefeitura e Santa Casa.
Após análise jurídica, os presentes deliberaram por unanimidade, por não aceitar a nova oferta, e acrescentaram à proposta existente da categoria uma prerrogativa: Havendo a formalização da aceitação do parcelamento de dezembro de 2020 por parte da Santa Casa e Prefeitura, os médicos voltariam de imediato a realizar as cirurgias eletivas.

Por tanto, até receber uma posição da Santa Casa e Prefeitura de Santana do Livramento, mediante a liminar judicial vigente, os atendimentos permanecem apenas com urgência e emergência na Santa Casa de Santana do Livramento.

O Simers irá encaminhar ofícios à autoridades competentes informando a decisão da votação da reunião com a categoria, e seguirá buscando melhores condições de trabalho e valorização dos profissionais na localidade.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: