qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

150 anos de Martin Fierro é comemorado na Fronteira

Escrita por José Hernandez, a obra popular que conta a história do gaúcho Martin Fierro comemora neste ano 150 anos de sua publicação.  Escrita em Sant’Ana do Livramento, a obra narra a história de um gaúcho que perde tudo e passa a ser visto como delinquente pela sociedade.

Em celebração a publicação, o evento “Martín Fierro 150 Anos – ‘Aqui Me Pongo A Cantar’”, pretende abordar as questões que cercam o universo da obra, como seu teor mitológico, o contexto em que a obra foi escrita, o apagamento dos povos indígenas do pampa gaúcho e outras atividades.

De acordo com o organizador Felipe Cremonini, a intenção de comemoração surgiu após um questionamento sobre “de onde surgem essas figuras e por que são tão presentes no imaginário e na cultura”.

Dentro da programação, as atividades, totalmente gratuitas, acontecem no mês de agosto, nos dias 6 e 8 de agosto, na Unipampa e na Sala Cultural, respectivamente, com rodas de conversa e debates sobre a obra e a história indígena do Rio Grande do Sul.

 

Confira a programação:

Sábado (06 de julho às 16h)

– Roda de Conversa na Sala Cultural, com Sirineu Rocha que falará sobre “Tempos de Glória”;

– Às 17h, Roda de Conversa na Sala Cultural “A Resistência Indígena no Pampa Transfronteiriço”, com Bruna Charrúa;

-Exposição artística no Espaço Braguay.

– Às 20h, no La Tuna, “Aqui me Pongo a Cantar: música e arte nos 150 anos de Martin Fierro”, exibição do vídeo dança ‘Esporas’.

Na sequência haverá o lançamento do vídeo “Aqui me Pongo a Cantar”, seguido de música latina ao vivo, com Gerônimo.

Organizam o evento: Felipe Cremonini e Aylon Dutra,  Geise Oliveira, Cíntia Lee e Jean Luca Corrêa.

 

Segunda (8 de agosto às 16h30)

–Roda de conversa na Unipampa sobre

“Martin Fierro e Paixão Côrtes: irmãos do útero de Sant’Ana do Livramento”, com Alberto Potoko;

– Roda de Conversa na Unipampa sobre “Poetas e Mitologias”, com o escritor Juremir Machado.

Primeiro ciclo de lançamentos de Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, encerrou em Brasília

Nesta quarta-feira (09), em Brasília, a Livraria Leitura do Shopping Pátio Brasil realizou sessão de autógrafos com autores de Liberdade Ameaçada – Propostas contra o avanço do autoritarismo no Brasil, de Rodrigo Lorenzoni, com textos de 12 diferentes autores. Além de Rodrigo, que preside na Assembleia do RS a Frente Parlamentar da Liberdade Econômica e do Livre Mercado e a

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse