seg, 27 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 25 e 26.01.25

Sobre Santa Casa, prefeita diz que não aceitará ser chantageada

Impasse sobre a Santa Casa de Misericórdia predominou os debates da semana em Livramento
Diretor financeiro da Santa Casa, Abílio Machado, prefeita Ana Tarouco (PL), e diretora do hospital Leda Marisa (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

A prefeita Ana Tarouco (PL) disse, nesta semana, que “não podemos, enquanto Santa Casa, aceitarmos sermos chantageados com a essencialidade do serviço e sermos constrangidos a reconhecer uma dívida e fazer promessas de pagamentos que primeiro: a gente nem sabe se existe, e, segundo: não há recursos financeiros”. A declaração foi feita em entrevista coletiva na Prefeitura, onde estava sendo tratado a demissão de médicos da Santa Casa de Misericórdia do município.
A chefe do Executivo complementou dizendo que “a população tem que entender e se tranquilizar. A Santa Casa não fechou. A Santa Casa não fecha”, enfatizou em sua fala.
A diretora do hospital, Leda Marisa, garantiu que o Complexo Hospitalar continua em funcionamento atendendo urgência e emergência, porém não realizará cirurgias eletivas, que estarão disponíveis na região ou até mesmo na vizinha cidade uruguaia de Rivera.
“Já se sabia, de algum certo tempo, a respeito desta problemática dos médicos, as cirurgias eletivas já estavam suspensas, eles já tinham apresentado as cartas de demissão e a partir daí foi aberta uma linha de diálogo e negociação”, comentou a prefeita.
Ana Tarouco complementou dizendo que o problema vem de alguns anos. “Eles não pararam por um mês de salário que estava em atraso. Na verdade, o que se discute aqui, a grande questão do momento, são as dívidas relacionadas a 2017, 2018, 2019 e 2020, dívidas de um momento conturbado da história da Santa Casa. Eu acredito que o Instituto Salva Saúde seja do conhecimento de todos”, finalizou.
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) informou, na noite da última quarta-feira (20), que os médicos que entregaram as cartas de rescisão à Santa Casa de Misericórdia, deliberaram por manter a ruptura contratual.
O SIMERS realizou uma assembleia geral extraordinária no dia 19 de julho e, segundo ele, por decisão unânime, os profissionais médicos decidiram que não aceitariam a proposta feita por parte da Santa Casa e poder Executivo Municipal que era: o pagamento integral dos salários dos profissionais médicos referente ao mês de junho de 2022, até o dia 25 de julho de 2022; o pagamento parcelado dos salários dos profissionais médicos referente ao mês de maio de 2022, em 7 parcelas mensais e consecutivas, a contar de 25 de agosto de 2022; a abertura de tratativas para análise conjunta das dívidas pretéritas, com reunião a ser designada no mês de agosto, por meio de mediação do Ministério Público. No entanto, a prefeita afirmou que 11 médicos concordaram com a proposta.
Na mesma Assembleia, segundo o Simers de forma unânime, os profissionais médicos deliberaram no sentido de ofertar a seguinte contraproposta ao hospital: aceitando retornar às suas atividades, tornando sem efeito as cartas de rescisão se a Santa Casa e/ou a atual interventora, pagar imediatamente e de forma integral, as remunerações do mês de maio e junho de 2022; e aceitam parcelar o mês de dezembro de 2020 em seis parcelas mensais e
consecutivas, a contar de 25 de agosto de 2022; a abertura de tratativas para análise conjunta das dívidas pretéritas, com reunião a ser designada no mês de agosto, por meio de mediação do Ministério Público; e o retorno das cirurgias eletivas.
“Em não havendo aceitação dos termos da contraproposta realizada pelos profissionais médicos, salienta-se que serão mantidas as cartas de rescisão e, a partir das 00h do dia 21 de julho de 2022, a Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento não contará mais com a equipe de cirurgiões; a partir das 00h do dia 22 de julho de 2022, não contará com equipe de anestesistas e assim sucessivamente, conforme a especialidade”, complementou a nota.
Após isso, os vereadores: Duda Amaral (Progressistas), Eva Coelho (PDT), Felipe Torres (UNIÃO) e Romário Paz (MDB) foram até o nosocômio, por volta da meia noite desta quinta-feira (21), para questionar o hospital quanto ao fato. Eles foram recebidos por um médico.
“A gente vem para saber uma resposta do que iria acontecer a partir da meia noite e nós fomos recebidos pela portaria da Santa Casa e fomos até o Pronto Socorro para verificar todas as informações. O hospital continua trabalhando normal. O que não será feito neste momento são as cirurgias eletivas”, comentou o vereador Romário Paz.

La 39ª Expo Feria Ovina, Artesanal e Industrial de Paso de los Toros fue lanzada en Rivera

En horas de la mañana de este lunes 27 de enero en las instalaciones de la Intendencia Departamental de Rivera se presentó oficialmente la “39ª Expo Feria Ovina, Artesanal e Industrial de Paso de los Toros”. La misma se desarrollará de 6 al 9 de febrero en el Parque José Batlle y Ordóñez junto al Rio Negro en el municipio

44% dos universitários já trancaram o curso por não conseguir pagar mensalidades, revela pesquisa da Serasa

  Serasa reúne 6,5 milhões de ofertas de dívidas de universidades para estudantes negociarem com descontos. 1,6 milhão de universitários de todo o país podem quitar suas dívidas com 68 instituições de ensino parceiras da Serasa. No Rio Grande do Sul existem mais de 500 mil ofertas disponíveis para os 301.287 consumidores com mensalidades atrasadas; As faculdades Ânima Educação, Estácio,

TCE/RS promove cursos de capacitação

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), através da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC) promove dois cursos de capacitação para a atuação de profissionais da área pública. As atividades são gratuitas, autoinstrucionais com carga de 20 horas. O objetivo é aprimorar o conhecimento sobre temas fundamentais relacionados à educação antirracista e