Na última quarta-feira (20), a Polícia Federal apreendeu aproximadamente 192 mil pesos uruguaios sem origem comprovada. Na ação, um homem e uma mulher foram presos em flagrante pelo crime de evasão de divisas.
Os policiais federais realizavam atividades de repressão a crimes financeiros e abordaram um veículo que estava prestes a ingressar na Ponte Internacional da Concórdia, que liga o Brasil ao Uruguai, no município de Quaraí/RS. Ambos foram conduzidos à Polícia Federal em Sant’Ana do Livramento, onde foram presos em flagrante e indiciados pelo crime de evasão de divisas.
De acordo com a Polícia Federal, o combate a crimes contra o Sistema Financeiro Nacional nas fronteiras com o Uruguai e com a Argentina esta sendo intensificado.
“O Brasil faz parte do Grupo de Ação Financeira da América Latina (GAFILAT) e seu propósito é estimular os seus membros a combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo na região, por meio do compromisso de melhorar permanentemente as políticas nacionais e os mecanismos de cooperação internacional dos países da América Latina”.