sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Associação Rural completa 103 anos e programa festividade com a presença do Vice-Presidente da República

Presidente da Rural, Luiz Carlos D’Auria e o diretor Luigy Rodrigues (Foto:Matias Moura/AP)

Nesta terça-feira (19), a Associação Rural de Livramento completa 103 anos de fundação, sendo uma das entidades mais importantes e representativas do munícipio com um papel fundamental no desenvolvimento das atividades pastoris e agrícolas. A entidade participou de momentos marcantes da história fronteiriça com a realização de grandes exposições internacionais de ovinos e bovinos, e outros eventos de grande relevância para o meio ruralista e para a economia local.

Alusivo ao aniversário de 103 anos, a atual diretoria da entidade, que é presidida por Luiz Carlos D’Auria Nunes e por Jair Menezes, está programando uma festividade para o dia 30 de julho, data em que Sant’Ana do Livramento também estará de aniversário, completando 199 anos. O evento contará com a presença do vice-presidente do Brasil, General de Exército Antônio Hamilton Mourão, como convidado de honra, no ato ele irá descerrar uma placa comemorativa ao aniversário da entidade, além de ministrar a palestra “Governo Federal e o Rio Grande do Sul, desafios e oportunidades”.

Segundo um levantamento feito pela Associação Rural, a entidade não recebe, em sua sede, um presidente do Brasil há 49 anos, desde a última visita, em 1973, quando o então presidente Emílio Garrastazu Médici esteve no município, participando de uma exposição internacional no Parque Augusto Pereira de Carvalho. “Ser presidente de uma entidade centenária como a nossa é motivo de grande honra. E para comemorar o aniversário de 103 anos de fundação completados neste 19 de julho, pretendemos organizar uma grande festividade que não nos foi permitida no centenário e nos anos seguintes por conta da pandemia. A vinda do vice-presidente após esses 49 anos, é outro motivo que nos deixa bastante orgulhosos juntos com a nossa diretoria. Porque esta será uma grande oportunidade de apresentamos a uma autoridade federal algumas demandas que são importantes para a nossa região”, destaca o presidente da Rural.

Segundo D’Auria, a entidade vê com bons olhos o crescimento no munícipio. “Livramento completa 199 anos dia 30 de julho, e desses nós participamos 103 anos junto com o munícipio. Tivemos altos e baixos nesse período, mas fizemos parte da história, de lutas e desafios. Então, hoje nós somos o presente que estamos trilhando um caminho para um futuro melhor para o setor primário que vem se desenvolvendo de uma maneira muito grande, após muitos anos de ofuscamento, em que tínhamos apenas uma monocultura, digamos assim. Pecuária, ovinos e arroz. E hoje nós estamos com uma pujança muito grande, em pleno desenvolvimento da agricultura. Não esquecendo que somos a última fronteira agrícola do país” disse.

O presidente ainda adianta que a expectativa para a Expofeira de Primavera, deste ano, é de um crescimento de 10% tanto no volume de animais inscritos quanto no valor final da comercialização, pois o munícipio é hoje, sem dúvida, uma das principais praças de negócios envolvendo genética bovina no Brasil.