qui, 17 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Cratera se forma na rua Irmão Lino de Azevedo no bairro Registro

Segundo moradores, a situação piorou nas últimas semanas
A reportagem do Jornal A Plateia foi contatada nesta semana por moradores da região do Cerro do Registro, no bairro Prado, para conferir a situação da rua Irmão Lino de Azevedo onde uma cratera se formou, próxima à residência de número 475 e vem preocupando quem transita na localidade. Na manhã de quinta-feira (14), a reportagem esteve no local e confirmou que o calçamento da rua está desmoronando pela ação da água que escorre de forma irregular vinda do cerro. O bueiro que existia no local está quebrado e soterrado com o entulho que desceu com a chuva. Segundo um morador que conversou com a reportagem e não quis se identificar, a situação está piorando a cada chuva, e isto já havia sido comunicado para a Secretaria de Obras. Após a visita no local, a reportagem procurou o secretário Dilmar Rodrigues, responsável pela Pasta, mas ele estava em viagem. Segundo Darci Carlos da Rosa Alves, secretário adjunto da Secretaria de Obras, assim que tomou conhecimento da situação por meio do Jornal A Plateia, uma equipe foi deslocada para lá para avaliar a situação, mas em virtude da forte instabilidade climática na fronteira o serviço de reparo teve que ser adiado. “Nós assistimos a live, e naquela mesma tarde uma equipe foi lá. Aquela erosão é causada por uma água que desce lá de cima do cerro. Então, um morador acabou fazendo uma contenção de pneus e em uma dessas enxurradas ela acabou se rompendo. Neste caso, a água acaba vindo por cima da rua e não por dentro da canalização. O nosso pessoal já ia começar a trabalhar lá, mas por conta da chuva o serviço teve que ser adiado. ”. O secretário adjunto garantiu que assim que as condições do tempo melhorarem o problema será resolvido. “Entre colocar um material lá para virar mais barro, e ficar a situação pior, e esperar para arrumarmos com tempo melhor, preferimos este último para realmente ficar um bom trabalho. Então, nós suspendemos o serviço. Quando melhorar, nós vamos lá e executaremos o trabalho”, encerrou.
Foto: Matias Moura/AP

A reportagem do Jornal A Plateia foi contatada nesta semana por moradores da região do Cerro do Registro, no bairro Prado, para conferir a situação da rua Irmão Lino de Azevedo onde uma cratera se formou, próxima à residência de número 475 e vem preocupando quem transita na localidade. Na manhã de quinta-feira (14), a reportagem esteve no local e confirmou  que o calçamento da rua está desmoronando pela ação da água que escorre de forma irregular vinda do cerro. O bueiro que existia no local está quebrado e soterrado com o entulho que desceu com a chuva.

Segundo um morador que conversou com a reportagem e não quis se identificar, a situação está piorando a cada chuva, e isto já havia sido comunicado para a Secretaria de Obras. Após a visita no local, a reportagem procurou o secretário Dilmar Rodrigues, responsável pela Pasta, mas ele estava em viagem. Segundo Darci Carlos da Rosa Alves, secretário adjunto da Secretaria de Obras, assim que tomou conhecimento da situação por meio do Jornal A Plateia, uma equipe foi deslocada para lá para avaliar a situação, mas em virtude da forte instabilidade climática na fronteira o serviço de reparo teve que ser adiado. “Nós assistimos a live, e naquela mesma tarde uma equipe foi lá. Aquela erosão é causada por uma água que desce lá de cima do cerro. Então, um morador acabou fazendo uma contenção de pneus e em uma dessas enxurradas ela acabou se rompendo. Neste caso, a água acaba vindo por cima da rua e não por dentro da canalização. O nosso pessoal já ia começar a trabalhar lá, mas por conta da chuva o serviço teve que ser adiado. ”.

O secretário adjunto garantiu que assim que as condições do tempo melhorarem o problema será resolvido. “Entre colocar um material lá para virar mais barro, e ficar a situação pior, e esperar para arrumarmos com tempo melhor, preferimos este último para realmente ficar um bom trabalho. Então, nós suspendemos o serviço. Quando melhorar, nós vamos lá e executaremos o trabalho”, encerrou.

Resenha: Propriedade Intelectual e Direito dos Agricultores às Sementes Próprias

O livro “Propriedade Intelectual e Direito dos Agricultores às Sementes Próprias”, fruto de quatro anos de pesquisa, é uma análise aprofundada sobre a tensão entre a propriedade intelectual e os direitos dos agricultores ao uso de sementes próprias. A obra, conduzida pelos pesquisadores Néri Perin e Charlene Ávila, examina os impactos jurídicos, econômicos e sociais da crescente regulamentação sobre sementes

Deputado Zucco visita Farsul e discute medidas urgentes para crise no agronegócio gaúcho

  O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), esteve nesta quarta-feira (16) na sede da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), em Porto Alegre, onde se reuniu com a diretoria da entidade para tratar da grave situação enfrentada pelos produtores rurais gaúchos. A visita faz parte de uma agenda estratégica