O Esporte Clube 14 de Julho completa, nesta quarta-feira (14), 120 anos de fundação. A data marca também um aniversário especial: após dois anos comemorando a data de forma discreta em razão da pandemia de Covid-19, o Leão da Fronteira está preparando uma celebração à altura de sua grandeza.
E esta grandeza forjou-se em seus inegáveis feitos históricos. Fundado em 1902, forma ao lado do Sport Clube Rio Grande e da Associação Atlética Ponte Preta a tríade de clubes de futebol mais antigos do Brasil. Pioneiro em sua natureza, o primeiro rubro-negro do Brasil foi também o primeiro clube brasileiro a ser campeão de um torneio internacional, a Copa La France, disputada em 1909 na cidade de Rivera.
Em 2022, o aniversário terá um gosto especial: será o primeiro após a consagração do Leão da fronteira como campeão gaúcho. O título onorífico do torneio de 1918 foi concedido pela Federação Gaúcha de Futebol em 2022 e coloca o 14 no seleto grupo de campeões estaduais. Para marcar esta data, o clube prepara uma série de jogos comemorativos, que serão disputados no próximo fim de semana. Destaque especial para o torneio feminino, que será disputado no próximo sábado (16).
Após meses de investimento na base e reestruturação do clube, o 14 de Julho vem despontando como um celeiro de jovens atletas, meninos e meninas que buscam, por meio do esporte, ser ferramenta de transformação das suas realidades e das de suas família, fazendo do 14 o que sempre foi e que está consagrado em seu hino: “o galhardão da mocidade inteira”.