Os mercados futuros em baixa às 6h50 em Brasília: S&P500 -0.62%, Dow Jones -0.50%, Nasdaq -0.84% e a Europa -0.51% (STOXX 600).
⚠️ ELON MUSK DESISTIU DO TWITTER: As ações do Twitter caíram no início das negociações de pré-mercado na segunda-feira, depois que Elon Musk disse que está tentando desistir da aquisição da empresa por US$ 44 bilhões. As ações do Twitter caíram quase 7% nos pré-mercados dos EUA.
*🟡 DADOS ECONÔMICOS 🇺🇸 : Na sexta-feira, um relatório de empregos mais forte do que o esperado mostrou que a desaceleração econômica, que preocupa os investidores, ainda não chegou. *
*🔴 JUROS EM ALTA: Por outro lado, esses dados de empregos, podem encorajar o Federal Reserve a continuar sua trajetória de alta nos próximos meses para combater a inflação. Nesta semana, sairão os balanços dos bancos e dados de inflação ao consumidor que serão importantes monitorar. *
🔴 INFLAÇÃO DE BRASIL NOS EUA: O índice de preços ao consumidor de junho será divulgado na quarta-feira e deve mostrar a inflação global, incluindo alimentos e energia, subindo acima do nível de 8,6% (ao ano) de maio.
⚠️ ATENÇÃO AOS BALANÇOS: A PepsiCo e a Delta Air Lines devem divulgar os lucros na terça e quarta-feira. JPMorgan Chase, Morgan Stanley, Wells Fargo e Citigroup devem reportar no final da semana. *Essa temporada de divulgação de balanços vai ser crucial para tentarmos entender a capacidade das empresas de repassarem o aumento de custos, principalmente nos Estados Unidos. *
🔴 GÁS NATURAL NA EUROPA: O Nord Stream I, o maior gasoduto que transporta gás russo para a Alemanha, inicia a manutenção anual na segunda-feira. Espera-se que os fluxos parem por 10 dias, mas os mercados temem que o fechamento possa ser estendido devido à guerra na Ucrânia e, assim, atrapalhar os planos de completar o armazenamento para o inverno.
🔴 GÁS & JUROS NA EUROPA: Uma suspensão completa do Nord Stream I manteria os preços do gás europeu mais altos por mais tempo, pressionando o Banco Central Europeu, que deve aumentar sua taxa de juros no final deste mês pela primeira vez em mais de uma década.
🔴 CHINA & COVID: O mercado está preocupado com a notícia de que a China havia descoberto seu primeiro caso de uma subvariante da Ômicron altamente transmissível em Xangai e que novos casos haviam saltado para 63 na maior cidade do país, ante 52 no dia anterior.
🔴 COVID ZERO: As duras restrições dos governos locais seguem a política “dinâmica zero-COVID” da China de eliminar prontamente todos os surtos, em um momento em que grande parte do mundo coexiste com o vírus, podendo voltar a fechar cidades.