Aconteceu na tarde de quinta-feira (30), na Unipampa, a aula inaugural do programa Acessuas Trabalho – Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social – SMAIS. O programa tem por finalidade promover a inserção dos usuários da Assistência Social no mundo do trabalho. Neste primeiro encontro, receberam capacitação as participantes da Casa da Economia Solidária do município.
Segundo a secretária da Assistência Social, Maria Drekener, esta é uma grande vitória para a população de baixa renda do município que poderá, por meio das palestras do programa, ter melhores oportunidades no mercado de trabalho. “Me sinto muito feliz, porque é uma grande conquista. Este recurso estava parado nos cofres públicos há 12 anos e nós conseguimos colocar em andamento. Daqui para a frente, a população poderá ter acesso a essas oficinas de capacitação sobre o mercado de trabalho. Ou seja, nós estamos trazendo uma nova oportunidade aos participantes e, sem custo, fazendo aquilo que o poder público tem que fazer”.
Segundo a secretária, os participantes do programa poderão usufruir desde os conteúdos mais básicos aos mais aprofundados. “Nesta primeira aula, nós contamos com pessoas da Economia Solidária e também com alguns jovens que estão se formando como cuidadores de idosos, participando de oficinas com toda a nossa equipe do Acessuas, na próxima será um Psicólogo. Também teremos uma conversa com um Administrador. Porque são conteúdos e capacitações que vão influenciar nesta mudança de contexto para a inserção do profissional no mercado de trabalho, nós começamos com oficinas mais leves, e a medida que o programa for se desenvolvendo vamos apresentando novos conteúdos”.
O coordenador do programa, Edmilson Rodrigues, destaca que o principal objetivo do Acessuas é proporcionar uma qualificação de base para a população de Livramento, onde o público prioritário está vinculado à Secretaria de Assistência Social. Todas as pessoas que estiverem interessadas em participar compareçam aos CRAs, no bairro Prado, ou também no bairro Armour e façam a sua inscrição ao Acessuas Trabalho. Ou na Rua Sete de Setembro, 515, ao lado do Clube Farroupilha, e se dirijam ao prédio do meio, pertencente à Assistência Social, onde funciona a nossa sala. O programa é totalmente gratuito” encerrou.
Inicia nueva campaña de vacunación contra el COVID-19
La inmunización será con la vacuna de Pfizer y tendrá como objetivo a los grupos de riesgo El Ministerio de salud Pública (MSP) comenzará el lunes 13 de enero una nueva instancia de vacunación contra el SARS-CoV-2, virus causante de la enfermedad covid-19, que desatara una pandemia en el comienzo de la corriente década. El fármaco utilizado será el Comirnaty