O Palácio Getúlio Vargas, onde está instalado o Poder Legislativo de Sant’Ana do Livramento, se prepara para uma série de obras de adequação modernização. Esta semana, foi publicado no site da Câmara de Vereadores, na internet, o edital do processo licitatório na modalidade Tomada de Preços para contratação de empresa de engenharia para execução de obra para adequação do
prédio. Segundo o edital, a contratação se dará pelo menor preço global. O objeto da licitação é a escolha da proposta mais vantajosa. A apresentação das propostas se dará no próximo dia 15, às 9 horas, na própria sede do Poder Legislativo santanense.
Covid caindo
Apesar de ainda preocupante, a presença da Covid em Livramento mais uma vez começa a recuar, como já aconteceu no início deste ano, antes de um novo período de aceleração no número de casos. Depois de superar a casa dos 200 casos ativos, a semana fechou com pouco mais de 150 casos ativos na cidade
Mais verbas para Livramento
Os vereadores têm conseguido bons resultados nos encaminhamentos que vêm fazendo junto a deputados federais e estaduais das mais diversas bandeiras. Somente nesta semana, somando-se os valores anunciados por vários parlamentares, foram obtidos cerca de R$ 4,5 milhões em verbas direcionadas para a cidade.
É política?
Embora as discussões sobre a crise na área da saúde, sobre tudo em relação às dívidas do hospital Santa Casa de Misericórdia, se baseiem principalmente nos números e cobranças apresentados, enquanto o assunto continue sendo abordado pelo viés partidário, a cura definitiva estará longe.
Uma vila sem chão?
chamada Vila Brigadiana, um sonho que vem sendo acalentado há pelo menos 40 anos pela família brigadiana em Livramento, parece estar ainda longe de se tornar realidade. Mesmo tendo conseguido superar as mais difíceis etapas, como a doação da área pelo Governo do Estado para a Associação Beneficiente Antonio Mendes Filho-ABAMFº dos Cabos e Soldados da BM, e também a elaboração do projeto de loteamento, arruamentos e outros aspectos, a criação da vila esbarrou na falta de uma solução pública para o problema da ocupação irregular de terrenos junto à rua Cabo Charão. Isso tem impedido a abertura das ruas e a instalação da rede de energia elétrica no loteamento. A solução parece depender de um entendimento entre o Poder Executivo e a entidade representativa da classe, mas a questão acabou parando na Justiça, envolvendo inclusive uma sugestão do Governo Municipal para que seja determinada a devolução da área, pela ABAMFº, para o patrimônio do Governo do Estado. Em Ação Civil Pública, a Prefeitura alega que a ABAMFº não quer cumprir sua parte na chamada Operação Urbana Consorciada – OUC referente à vila Brigadiana e diz que o prazo para isso já expirou. A entidade doou 48 lotes dentro da própria vila para que a Prefeitura realoque as famílias que ocupam o espaço junto à Cabo Charão, mas o Executivo diz que a obrigação de realocar as famílias é da própria ABAMF°. Em outras palavras, o Executivo parece já não acreditar na concretização do projeto. Caso obtenha a devolução da área, a vila Brigadiana deixa de ser um sonho: vai acabar virando um grande pesadelo.
Construtor de sonhos
A comunidade santanense perdeu, nesta sexta-feira, 1° de junho, aos 76, o querido amigo Lauro Chiarelli. Engenheiro e empresário, Lauro Antonio Vasconcellos Chiarelli foi durante várias décadas sócio proprietário da construtora Almeida & Chiarelli, junto com o saudoso engenheiro Fernando Almeida. Natural de Uruguaiana, Lauro mantinha até hoje vínculos familiares, profissionais e principalmente de amizades na vizinha cidade da fronteira, entre eles o também querido radialista Fernando “Baby” Moura. Em Livramento, Lauro integrou de maneira atuante as diretorias da Associação Comercial e Industrial de Livramento, da Câmara de Dirigentes Lojistas e do Sindilojas. Além disso, se doou ao trabalho voluntário em entidades assistenciais, entre elas a Sociedade Internacional de Auxílio aos Necessitados (Sian), mantenedora dos asilos santanenses, e a diversas outras ações voluntárias. Foi um verdadeiro construtor de sonhos de uma sociedade mais justa e humana.
Rodoviária
Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa recebeu pedido de realização de audiência pública para discutir uma saída para o problema da rodoviária de Livramento. Pedido do vereador Duda Amaral deverá ser lido na reunião da comissão nesta próxima semana e, após, ser incluído no calendário para realização da audiência. A ideia é reunir representantes do DAER, direção da empresa e lideranças políticas de Livramento.
No meio d’água
Apesar de muito esperada, a chuva que chega com maior frequência à fronteira acaba sendo um obstáculo a mais na realização dos trabalhos de recuperação de vias e outros serviços públicos em Livramento. As equipes das pastas de Obras, de Serviços Urbanos e do setor de Estradas Rurais acabam ficando entre a faca e a espada: se nada fazem, o problema se estende; fazendo, correm o risco de estragar ainda mais as condições das vias, úmidas em demasia por causa das chuvas, como mostra essa foto durante o trabalho de recuperação na rua Félix da Cunha, no Parque das Águas, realizado na semana passada pela Secretaria de Obras.