O diretor superintendente da Miolo Wine Group – proprietária da Vinícola Almadén, Adriano Miolo, e o conselheiro da empresa, Eurico Benedetti, apresentaram, nessa semana, o novo roteiro de visitação do Grupo em Sant’Ana do Livramento. O projeto de enoturismo é focado para receber na vinícola, localizada a 20 quilômetros do centro da cidade, 100 turistas por hora, que poderão chegar no local através de um Trem do Pampa, que será operado pela Giordani Turismo, de Bento Gonçalves.
Para inaugurar o projeto no próximo dia 06 de agosto, o Grupo Miolo está fazendo a revitalização do parque industrial da Almadén. Com 125 anos de tradição vitivinícola no Brasil, o Grupo exporta para 32 países. Em 2009, o Grupo comprou os vinhedos, a vinícola e a marca santanense e agora apresenta um novo projeto. A expectativa é receber 100 mil visitantes por ano.
O Jornal A plateia foi o primeiro meio de comunicação a fazer a visitação guiada. Durante a recepção, os visitantes têm um roteiro completo: com o passeio pelo parque industrial da vinícola, visita ao museu que está sendo construído, a degustação de vinhos e a loja que, em breve, será um free shop de vinhos e produtos da cidade.
“A ideia é renovar todo parque industrial para que realmente o visitante que venha aqui tenha um visual bonito, seja agradável. O grande objetivo é o desenvolvimento no enoturismo, é algo que cresce muito e que, agora, aqui na Campanha terá no Almadén”, destacou Adriano Miolo.
A ideia de investir no enoturismo do município surgiu no ano passado, e em setembro as obras iniciaram, com um investimento de R$ 3 milhões. “A região tem um potencial muito grande na elaboração de vinhos finos e é uma região nova que está despontando com um grande potencial para o desenvolvimento vinícola”, explicou Eurico Benedetti, conselheiro do grupo.
No espaço museológico, chamado de Semente Almadén, onde originalmente eram recebidas as mudas de parreiras, que foram as primeiras a serem importadas para o Brasil, os visitantes terão a história da construção da vinícola. “A gente tem uma linha do tempo, desde o início da chegada das primeiras mudas (…) e também um pequeno acervo de arte brasileira, são obras que reproduzem a região”, conforme conta a produtora cultural e curadora, Nonô Joris.
Os turistas terão também a visão dos parreirais em um deck panorâmico, que fica de frente para o Cerro de Palomas. O ingresso para fazer todo o passeio terá um custo de R$ 25,00 por visitante. Os residentes em Livramento pagarão meia entrada, ou seja, R$ 12,50.
TRAMITAÇÃO
A ideia do Grupo Miolo é fazer da loja de vinhos o primeiro free shop de Livramento, exclusivo para vinhos e produtos produzidos na cidade. Para que isso se concretize, será necessária a aprovação de uma lei municipal pela própria Câmara. “Quando a gente fez o trabalho junto à Receita Federal, nos deparamos com a lei municipal que permite que os free shops sejam feitos apenas em zona urbana, excluindo a zona rural, como é o caso da localização da Almadén. Já levamos essa demanda para a Casa (Legislativa) para que declare que é possível fazer lojas francas em todo o município”, explicou Adriano Miolo. O projeto já está em tramitação na Câmara Municipal.