A ciência consolidou fortes resultados sobre a integração entre todos os componentes dos sistemas produtivos que são, fundamentalmente, potencializados quando manejados de forma correta. Os resultados afirmam que a Pecuária é benéfica aos animais, meio ambiente e as pessoas se, bem manejada. Perante a representatividade do País em produzir alimentos para o mundo, acreditamos que o caminho está em desenvolver os colaboradores do campo (gestor e equipe operacional), ou seja, formar colaboradores com poder de decisão pela visão sistêmica e estratégica do negócio para ser um agente ativo nos processos e atuar com base no bem-estar animal dentro da porteira.
Assim, AGROTEAMS, empresa santanense , propõe no Desafio Pecuária Responsável organizado pela Phibro Saúde Animal, apresentar o projeto Escola do Campo: Uma Nova Gestão na Pecuária com intuito de promover adequação dos sistemas pecuários pelo respeito das condições dos animais ao meio e transformar as atividades de manejo em experiências positivas porteira adentro, garantindo boas condições para os animais em cada um dos 5 Domínios de bem-estar animal. O ponto chave é favorecer a presença do animal no sistema através do olhar em sintonia com o desenvolvimento das pessoas que atuam no campo e simultaneamente, utilizar de forma eficiente os recursos naturais na produção de alimentos saudáveis.
A iniciativa coordenada por empresas como a Phibro irá premiar R$ 15.000 a melhor ideia que incentive a cadeia produtiva de bovinos de corte a pensar soluções para o bem-estar animal nos dias 4 e 5 de julho em São Paulo. O Rio Grande do Sul está concorrendo com o projeto de Desenvolvimento da mão de obra rural , desenvolvido por Ana Luiza Velazquez e Valentina Albornoz.