sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

PF desarticula esquema de contrabando em Livramento

Envolvidos foram presos em Livramento, Porto Alegre e São Paulo

Nessa semana, a Polícia Federal de Sant’Ana do Livramento deflagrou a Operação Carga Explosiva, para reprimir o contrabando e o descaminho de mercadorias provenientes do Uruguai para comercialização no Brasil. Policiais Federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão no município de Sant’Ana do Livramento e dois na cidade de São Paulo.
A investigação apontou o envio de mercadorias provenientes do exterior pelo proprietário de um Free Shop da cidade de Rivera, no Uruguai, tendo como destino, possivelmente, lojas da região do Brás, em São Paulo. As diligências iniciaram em fevereiro de 2021, após a prisão em flagrante do motorista de um caminhão que transportava mercadorias estrangeiras escondidas no veículo sem o devido pagamento de tributos, na BR-158, em Sant’Ana do Livramento. O valor estimado dos bens apreendidos foi de aproximadamente 500 mil reais. Na ação, um comparsa que atuava como “batedor” da carga apreendida também foi preso em flagrante.

DURANTE OPERAÇÃO, HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE EM PORTO ALEGRE

Além dos cumprimentos de mandados, na tarde da última terça (14), a Polícia Federal prendeu em flagrante um investigado na cidade de Porto Alegre, horas após a deflagração da operação. Os agentes foram acionados após receberem informações de que um depósito do grupo, localizado no Centro de Porto Alegre, estaria sendo esvaziado.
Quando os policiais chegaram ao local, um caminhão estava sendo carregado com mercadorias retiradas do depósito. O responsável pela carga foi preso em flagrante. O preso foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Porto Alegre e indiciado por contrabando e descaminho. A ação faz parte da Operação “Controle Brasil”, articulada pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, integrando diversos órgãos no combate aos delitos de contrabando e descaminho de bebidas, fumo e insumos agrícolas.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os