sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Leonardo Soares é reeleito presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas

Em votação feita durante esta semana, Soares foi reconduzido ao cargo após todas as entidades tradicionalistas do município se manifestarem

No dia 14 de junho, as entidades tradicionalistas do município estiveram reunidas no CTG Jayme Caetano Braun para realizar a escolha do presidente da comissão organizadora municipal dos Festejos Farroupilhas. O tradicionalista Leonardo Soares foi reeleito pela ampla maioria dos votos para retornar ao cargo. Segundo Soares, o sentimento de ser reconduzido à presidência é de alegria e demonstra a união em busca de um trabalho coletivo.
“Para mim, mais uma vez, é uma grande honra e satisfação ser reconduzido ao cargo de presidente da comissão, representando o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a nossa 18ªRT, é a oportunidade de poder continuar a reconstrução do movimento no nosso município, buscando o fortalecimento das bases que são as entidades tradicionalistas, através da união entres elas. Então, no momento em que as entidades acenam para essa retomada no sentido de construir juntos, é satisfatório e gratificante”, disse o presidente.
Leonardo destaca que a comissão estará trabalhando na ideia do mês Farroupilha com diversas atividades envolvendo, inclusive, o ambiente escolar. “Eu sempre digo que este é um projeto que não tem dono. O nosso movimento em Livramento não pertence a A,B ou C, ele é de quem faz tudo acontecer, que são as entidades. E a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha, este ano, está com a presidência a cargo do MTG, com a vice-presidência com a 19ª CRE e a Prefeitura Municipal com a parte financeira e com a parte de secretariado. A comissão entendeu que as entidades estão trazendo para si a responsabilidade por organizar os festejos farroupilhas. Então, nós já estamos trabalhando para organizar um calendário de eventos, trabalhando a ideia não apenas de uma semana, mas sim o Mês Farroupilha. A ideia é que as atividades comecem logo após o 7 de Setembro e se estendam até o dia 20”.
Entre as atividades que estão sendo programadas está um projeto pedagógico, fazendo um intercâmbio entre as entidades e as escolas. “Nós vamos trabalhar muito forte esta questão da parte artística e campeira. Estamos organizando, na parte cultural, ações como tiro de laço na vaca parada, encilha e desencilha; cevar um chimarrão e a parte do jogo de bocha. Além disso, entre todas as atividades, vamos realizar um torneio de truco interestudantil somente voltado para alunos da rede pública e privada. Também estamos promovendo, para o dia 9 de setembro, um seminário alusivo ao Dia do Jovem Tradicionalista, momento que queremos trazer as escolas para dentro da entidade e a conversa seja feita de jovem para jovem, porque o movimento foi criado justamente pela juventude”, disse Leonardo.
Ele destaca ainda que a comissão irá fazer um trabalho com as prendas e peões para que eles possam ser os disseminadores da nossa cultura, tradição e legado. Inclusive, cada entidade terá a responsabilidade de organizar atividades dentro do núcleo escolar da sua região. Segundo o presidente, a comissão estará presente no dia 17 de agosto durante o acendimento oficial da Chama Crioula, além de acompanhar a cavalgada que irá trazer a centelha para Livramento. Outra novidade, é que neste ano a abertura oficial da Semana Farroupilha acontecerá novamente na Praça General Osório com a distribuição da Chama Crioula.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os