Como vários outros educandários de Sant’Ana do Livramento, a Escola Municipal de Educação Infantil Dudu também necessita de ampliação do seu prédio. Segundo a diretora, Marisa Florindo, além da falta de salas de aula para comportar a todos os alunos da região do Wilson e Km-5, o refeitório também é pequeno. Ela relatou ainda que quando chove o pátio da escola fica totalmente alagado e além disso sua área coberta está com telhas quebradas, dificultando a realização das atividades em dias chuvosos. O educandário, que atualmente conta com 125 alunos, necessita de mais três salas para contemplar a fila de espera, de acordo com Marisa.
CONTRAPONTO
Segundo a secretária municipal de Educação, Elisangela Duarte, a E.M.E.I. Dudu tem problemas estruturais consideráveis. Ela foi ampliada faz algum tempo e algumas coisas não ficaram bem. A SME já fez contato com a diretora e com intuito de aumentar o número de vagas na escola pretende fazer mais uma ampliação, haja vista que a demanda no Bairro Wilson onde está localizada é grande. “Logo após o contato com a diretora Marisa, enviamos à Secretaria de Planejamento um pedido de projeto arquitetônico para ampliação da escola, bem como para a construção de um muro de contenção para evitar os alagamentos e a reestruturação do sistema de esgoto da escola, pois a fossa foi construída à beira do banhado e cada vez que chove, o banhado enche e o esgoto termina voltando e saindo nos ralos da escola. Assim que recebermos o projeto já estaremos organizando a compra do material e o início da obra, que a princípio será executada pelo setor de manutenção da SME. Quanto às telhas quebradas, o material já está em processo de empenho e assim que chegar já vai ser trocado”, explicou.
VEREADORES EM AÇÃO
Os problemas enfrentados nas escolas municipais têm sido pauta de alguns vereadores de Sant’Ana do Livramento. O vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Duda Amaral (Progressistas), também tem feito uma série de visitas nos educandários da rede municipal de ensino. Ele esteve, nos últimos dias, visitando a E.M.E.I Dudu e colheu as demandas da comunidade escolar. “Eu já indiquei R$ 64 mil de emendas impositivas de 2022 para esse fim nas escolinhas Dudu, Os Piás (Morada da Colina), João Antônio Tavares (Santa Rosa) e Bem-Querer (Vila Julieta). Sei que o valor é pouco para tudo o que precisa ser feito, mas já ajuda a Secretaria de Educação a iniciar os trabalhos de reforma dos prédios. E seguirei atrás de mais recursos para as nossas escolinhas”, comentou Duda Amaral.
O vereador Aquiles Pires (PT) também realizou o “Raio-X da Educação” através de seu mandato, com o objetivo de buscar qualidade na educação municipal, identificando, quando existem, as falhas e dificuldades para então corrigi-las. No mandato de Aquiles, foram feitas visitas às escolas da rede municipal de ensino onde foram verificadas as condições de cada uma delas. A situação dos prédios, as condições de trabalho, os materiais disponíveis, o quadro de pessoal, o número de vagas, enfim, todo o funcionamento interno de cada educandário. No final, Aquiles encaminhou um relatório ao Poder Executivo com todos os problemas identificados.