sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Juiz suspende reposição do piso do magistério e professores realizam manifestação

Em sua decisão, Lademiro Dors Filho explicou que é necessário uma nova lei para tratar do piso salarial para os profissionais do magistério da educação básica pública, que não pode ser alcançado “pela via oblíqua de uma portaria”
Professores se manifestando em frente à sede da Justiça Federal (Foto: Reprodução/AP )

Uma medida cautelar expedida pelo juiz federal Lademiro Dors Filho, titular da 1ª Vara Federal de Sant’Ana do Livramento, na tarde da última terça-feira, 7 de junho, suspendeu a reposição de 33,24% do piso salarial dos professores municipais.
Na sua decisão, o juiz disse que a criação do novo Fundo, com características distintas do anterior, necessita de uma nova lei para regulamentá-lo e também uma nova lei para tratar especificamente da questão do piso salarial para os profissionais do magistério da educação básica pública, o que não pode ser alcançado “pela via oblíqua de uma portaria”.
A prefeita Ana Tarouco (União) disse que recebeu com tranquilidade a decisão expedida pelo juiz federal. “É uma decisão acertada sob o aspecto técnico jurídico nós, que prezamos pela legalidade, prezamos pela correção. Lamentamos que, de certa forma, o Governo Federal não tenha adotado a melhor técnica e o Poder Judiciário entendeu também desta forma. Agora é continuar os diálogos e estamos satisfeitos”, comentou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Aquiles Pires, também se pronunciou a respeito da decisão e classificou como um “baque” para os professores que estão reivindicando o reajuste salarial.

REAÇÃO

Após a decisão, os professores realizaram na tarde da última quinta-feira (9) uma caminhada do Palácio Moisés Vianna até a sede da Justiça Federal, onde discursaram e cantaram músicas como forma de protesto à decisão do titular da 1ª Vara Federal de Livramento.
“A mobilização continua, mas permaneceremos em estado de greve até que se defina a questão do piso. A gente segue na luta. Por enquanto, a gente não pretende desistir porque nós somos daqueles que não nos deixamos dobrar por qualquer coisa”, comentou o professor Tiago Torbes.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os