Bolsas mistas nesta quinta-feira. O EuroStoxx cai 0,5%, enquanto os futuros do S&P e do Nasdaq100 avançam 0,3% e 0,4%, respectivamente. Na Ásia, o Nikkei fechou no zero a zero e o Hang Seng cedeu 0,7%. O VIX está de lado em 24,1 pontos. Nas moedas, o DXY cede menos de 0,1% para 102,5 e as moedas de emergentes apreciam levemente contra o dólar. Nas commodities, o preço do petróleo cai 0,3% para USD 123,2/bbl, os futuros curtos do minério de ferro caem 2,2% para 141,5 dólares por tonelada e os grãos operam em queda. As taxas das treasuries oscilam menos de 1 bp.
A atenção dos mercados hoje se volta para a decisão de política monetária na Zona do Euro às 8:45, seguida por entrevista de Christine Lagarde. É esperado que o ECB anuncie prazo para o fim da compra de ativos, bem como sinalização de aumento de juros para a reunião de julho. Analistas esperam por uma mensagem mais hawkish, o que poderia se traduzir no fortalecimento do euro frente ao dólar.
Destaque também para a recuperação das exportações chinesas em maio, que cresceram 16,9% a/a, mais que duas vezes o esperado. O dado reitera os efeitos benéficos da reabertura econômica no país iniciada no mês passado. No entanto, Shangai voltou a colocar bairros em lockdown, reacendendo os temores de uma nova onda de casos. Os preços das commodities cederam após a notícia.
No Brasil, o relator do PLP 18/2022, Fernando Bezerra, manteve boa parte do texto aprovado pela Câmara, mas incorporará a zeragem dos impostos federais sobre etanol e gasolina. Além disso, a União fica obrigada a compensar os estados que tiverem queda de arrecadação superior a 5% em 2022 em relação a 2021, considerando apenas os itens alterados pelo PLP 18. Tal compensação seria feita sobre o fluxo do pagamento de dívidas dos estados (http://glo.bo/3MEiph4 e https://bit.ly/3tn9Qkc).
Bezerra também comentou sobre a PEC dos Combustíveis. O auxílio da União aos estados será fixado em até R$ 29,6 bilhões e terá como condições autorizativas para o repasse a redução a zero das alíquotas de ICMS sobre diesel, gás natural e GLP, além de redução a 12% da alíquota de ICMS sobre o etanol. Vale ressaltar que depois da aprovação da PEC dos Combustíveis, será necessário que estados aprovem nas assembleias a redução das alíquotas. O período de validade é de 1º de julho a 31 de dezembro de 2022 (https://bit.ly/3MyuMeD e https://bit.ly/3H6DYpn).
Agenda: Na China, em maio as exportações avançaram 16,9% (exp. 8,0%) e as importações, 4,1% (exp. 2,8%), resultando em um superávit comercial de $502,9 bi (exp. $400 bi). Na Zona do Euro, teremos a decisão de política monetária pelo ECB às 8:45.
Nos EUA, serão divulgados os dados semanais de pedido de auxílio de desemprego às 10:30 (exp. 206k).
No Brasil, o IBGE divulga o IPCA de maio; o mercado espera 0,60% m/m e 11,88% a/a e a XP, 0,58% m/m e 11,86% a/a.
Frase do dia na Bloomberg: “Imagination is the highest kite one can fly.” — Lauren Bacall
Bons negócios!
XP Macro Strategy