sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Enrique Civeira ironiza e chama produtores rurais de “bonitos”

Declaração do vereador foi favorável ao aumento do imposto territorial rural
Vereador Enrique Civeira (PDT) (Foto: Arquivo/AP)

O vereador Enrique Civeira (PDT) chamou ironicamente, na sessão desta quarta-feira (08), os produtores rurais de “bonitos”, após defender o aumento do imposto territorial rural (ITR) de 10,06% para 17%.

“Tem um engenheiro colocando um laudo técnico dizendo que o ITR tem que subir 17% e o vice-prefeito, que é produtor rural da 10,06% do IPCA. Onde é que tem limite prudencial? Renúncia de receita e aí vem falar em limite prudencial, se não querem ter receita. Beneficiam os amigos, enquanto nós pagamos 33% de aumento do IPTU, os bonitos pagam 10,06%. Tinha que ser 17%”, declarou.

Em reposta a Civeira, o líder do governo na Câmara, vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) ressaltou que “os produtores rurais, os ‘bonitos’, são aqueles trabalhadores que quando nós levantamos, temos o café da manhã. São aqueles mesmos que trabalham para garantir o nosso almoço. São os mesmos também no lanche da tarde e da janta. Esses são os bonitos, os trabalhadores rurais que ficam longe da zona urbana e que tem toda aquela dificuldade através da falta de infraestrutura. Mesma dificuldade onde aumenta o insumo e na hora da venda dos bonitos, os produtores rurais, os preços estão lá embaixo”, respondeu.

A Reportagem procurou o vice-prefeito, Evandro Gutebier (Republicanos), para dar o contraponto quanto a declaração de Civeira afirmando que o ITR não teria sido reajustado, em virtude de Evandro estar “beneficiando os amigos”, mas não teve êxito nas tentativas.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os