sáb, 5 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Eletrosul publica editais de contratações para construção do novo Parque Eólico em Livramento

Investimento será de R$ 2,1 bilhões no empreendimento

Nesta semana, a Eletrosul publicou três editais de licitação para a contratação das obras civis do Parque Eólico Coxilha Negra. Um dos editais é para a execução do empreendimento de implantação das subestações Coxilha Negra 2 e 3, o segundo é para a implantação das linhas de transmissão e o terceiro é para a execução das obras civis com o fornecimento de materiais para a implantação do Parque. Os editais estão disponíveis gratuitamente no endereço eletrônico www.eletrosul.gov.br.

O comunicado da implantação do Parque foi oficializado pela Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil – Eletrobras CGT Eletrosul – e representa o resultado de um projeto de ampliação do setor de geração de energias renováveis no sul do país, no mês de março. O contrato foi assinado com a empresa WEG S.A, por meio da WEG Equipamentos Elétricos S.A, que possui sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Ela ficará responsável pela implementação da montagem e comissionamento, além dos serviços de operação e manutenção, com o valor de aproximadamente R$ 2,1 bilhões investidos em todo o empreendimento.

O Parque Eólico Coxilha Negra funcionará no complexo eólico do Cerro Chato, há cerca de 20 km do centro de Livramento e terá a capacidade instalada de 72 aerogeradores com 4,2 MW de potência cada, gerando uma energia de 302,4 MW, equivalente ao consumo de uma região com 1,7 milhão de habitantes. Será um aumento de mais de 40% na geração de energia eólica na região, somados a atual produção energética dos 69 aerogeradores do Parque Eólico do Cerro Chato, que estão operando desde 2011.

Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, tem concorrida sessão de autógrafos em Porto Alegre

O lançamento do livro Liberdade Ameaçada na noite de quinta-feira (03) pode ter sido o segundo mais concorrido já realizado na Livraria Santos do Pontal Shopping. A venda de exemplares superou as expectativas e a sessão de autógrafos durou cerca de três horas. Participaram do evento, além do organizador do livro, Rodrigo Lorenzoni, quatro dos doze autores de capítulos: Marco