qui, 9 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

O turismo cultural e gastronômico na fronteira

Ganhando força na região, o turismo cultural começa a se destacar. Conheça a família de produtores rurais santanenses que vem investindo na recepção de grupos turísticos em sua propriedade

A Estância São Miguel do Sarandy, há cinco gerações, se dedica à pecuária nos campos da fronteira do Brasil e Uruguai, sendo um referencial na criação de gado, ovelhas e cavalos crioulos. Localizada na região do Sarandi, às margens da BR 293, pertencente à família Brochado, conserva nas suas mangueiras de pedras tantas memórias dos tempos antigos das guerras e revoluções. Pois é justamente para compartilhar com pessoas de todos os cantos do Brasil que a Estância São Miguel do Sarandy abriu suas porteiras para um segmento que tem crescido cada vez mais, que é o turismo histórico, cultural e gastronômico.
Na última quinta-feira (26), a reportagem do Jornal A Plateia esteve na propriedade acompanhando a recepção de um grupo de motociclistas da cidade de São Paulo que estava retornando de uma viagem internacional vindo do Uruguai. O grupo foi recebido a cavalo pelos anfitriões Bento Brochado e Juca Simões na frente da estância ao som da gaita botoneira de Fabiano Torres. Em seguida, após uma breve conversa sobre a história da região foram conduzidos até o interior da propriedade onde o produtor rural e proprietário da estância, Ricardo e sua esposa Bia Brochado, aguardavam com um tradicional assado de carne de cordeiro para os visitantes.
Além da gastronomia de nossa região, os convidados tiveram oportunidade de desfrutar de momentos prazerosos ao redor do fogo ao som da boa música fronteiriça com a participação dos cantores uruguaios Toto Garcia e Jorge Garcia que apresentaram temas folclóricos. Além disso, a artesã e pesquisadora Carla Martins esteve falando aos convidados, durante a visitação, no interior da propriedade, sobre a formação das estâncias e sua importância social e econômica como guardiã das fronteiras. “Essa ideia surgiu por meio do nosso filho Bento. O que para nós é motivo de grande felicidade, pois ele é um jovem que gosta daquilo que a gente gosta também. Somos a quinta geração da nossa família e ele quer dar continuidade no nosso trabalho, o que é muito importante. Para nós é um prazer receber esses grupos, aqui na nossa propriedade. Acaba sendo uma troca de experiências. Cada um deles vem de um local diferente, de uma cultura diferente. E poder mostrar um pouco daquilo que a gente vive no dia a dia é muito interessante, destaca o produtor rural Ricardo Brochado.
Natural do estado do Paraná, e há mais de 100 dias viajando de moto pela América Latina, o motociclista Cristiano Lindemberg disse ter ficado impactado com a recepção na fronteira. “ É tudo maravilhoso. A carne, a música e a cultura gaúcha. Com certeza vou divulgar para todos os meus amigos. Vou querer voltar aqui várias vezes” .
Já para o motociclista santanense Juliano Corrêa que acompanhou o grupo durante a passagem em Livramento, este tipo de turismo aliado ao motociclismo tem tudo para crescer cada vez mais. “O projeto surgiu no ano passado, com a ideia de explorar mais o turismo rural da fronteira. Procurei o Bento no ano passado e fizemos um evento experimental, onde convidamos 11 empresas que trabalham com mototurismo no Brasil e começaram a vir os grupos. É uma experiência muito interessante”, destacou .
Entusiasta da região e apaixonado pelos cavalos, Bento Brochado diz estar muito feliz com o resultado das visitações. “É um prazer receber os amigos, e poder falar um pouco daqui, do que a gente vive e das coisas que são importantes pra nós. Dando protagonismo para o nosso pampa, nossa essência e costumes e poder estar confraternizando na volta do fogo ouvindo boa música, mostrando nossos cavalos e valorizando nossa região da campanha”.

Inicia nueva campaña de vacunación contra el COVID-19

La inmunización será con la vacuna de Pfizer y tendrá como objetivo a los grupos de riesgo El Ministerio de salud Pública (MSP) comenzará el lunes 13 de enero una nueva instancia de vacunación contra el SARS-CoV-2, virus causante de la enfermedad covid-19, que desatara una pandemia en el comienzo de la corriente década. El fármaco utilizado será el Comirnaty

Hombre de 47 años de edad es buscado en Rivera

Las autoridades policiales una vez más solicitan la colaboración de la población en general, en esta oportunidad para poder dar con el paradero de un hombre de 47 años que desde principio de año falta de su hogar. Según información periodística que posee A Plateia en español, la persona buscada es, Luis Antonio Miranda Fleitas, quien falta de su casa