Na manhã desta sexta-feira (27), a Direção de Investigação da Policia uruguaia efetuou a prisão do ex-policial, de 45 anos, acusado de ser o mentor intelectual de uma tentativa de assalto ocorrida no mês de abril, na residência de um empresário de Sant’Ana do Livramento. O homem foi preso em uma casa, no Bairro Saavedra.
A tentativa de assalto aconteceu no dia 12 de abril, quando, por volta das 19h, quatro homens renderam uma família que chegava em sua residência na rua Celso dos Santos Farias. Armados com duas pistolas 9mm, uma espingarda calibre 12 e munições. Os bandidos invadiram a casa, amarraram as vítimas com lacres de plástico e deram início ao que veio a ser uma tentativa frustrada de roubo, após a ação da Brigada Militar, que foi acionada por vizinhos. No confronto um dos criminosos morreu.
No dia 17 de maio a Polícia Civil, através da DP de Sant’Ana do Livramento, sob a coordenação da Delegada de Polícia Giovana Muller, remeteu inquérito policial indiciando nove indivíduos por organização criminosa, tentativa de homicídio qualificado (contra policiais militares), roubo triplamente majorado (concurso de pessoas, restrição da liberdade e uso de armas raspadas), receptação de veículo e adulteração de sinal identificador.
Restou apurado que um indivíduo uruguaio preso nesta sexta-feira foi o autor intelectual do crime. Este, juntamente com outro indivíduo santanense, definiu e monitorou o alvo (empresário local), e contatou um presidiário da PASC – Penitenciáriade de Alta Segurança de Charqueadas, que arregimentou outros quatro indivíduos da região metropolitana para a execução do crime. Restou apurado, ainda, que o filho e a companheira do indivíduo uruguaio também tiveram participação no crime. Quatro criminosos estão presos preventivamente, e outro foi morto durante confronto com os policiais militares na ocasião.