Há alguns anos observa-se um aumento progressivo da acne em mulheres adultas, e, consequentemente, houve um aumento da procura nas consultas para estes caso. Em minha opinião, a pandemia aumentou o estresse e, além disso, a máscara realmente agravou a situação.
Portanto, é uma das consultas mais frequentes há algum tempo por mulheres entre 25-45 anos.
TIPOS DE ACNE
Existem dois tipos de acne em mulheres adultas: acne persistente, que é aquela que continua após a adolescência, e acne de início tardio, que é aquela que aparece pela primeira vez após os 25 anos.
ÁREAS MAIS COMUNS
É muito comum que se localize predominantemente no terço inferior da face (no queixo, região peri-oral e início do pescoço) e se manifeste com lesões como cravos (comedões) e cistos.
EVOLUÇÃO
Essas lesões geralmente evoluem ao longo de dias, deixando sequelas pigmentares ou cicatriciais.
CAUSAS
As causas são genéticas e hormonais com uma clara predisposição em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) ou síndrome metabólica (sobrepeso/obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, alterações da glicemia ou colesterol).
Isso nos coloca na pista de que não é apenas uma questão estética, mas que a abordagem médica a essa entidade é muito importante.
Por: Daniela Duarte, Cosmetóloga Médica, formada há 18 anos na ‘Facultad de Medicina – Carreras Universitarias de Tecnologia Medica’, com título habilitado pelo Ministério da Saúde e sócia da Sociedade de Cosmetologia Médica do Uruguai.
Endereço: Faustino Carambula, nº 1415
Telefone: +598 99824852
Facebook: Daniela Duarte Cosmetóloga Médica
Instagram: danieladuartecosmed