Ações de combate à Dengue, Zica ou Chikungunya foram realizadas no município. Na última semana as equipes da Vigilância Ambiental realizaram a aplicação da técnica conhecida como “fumacê” em várias localidades do município, além de bloqueio com manejo mecânico na área ao entorno de domicílios suspeitos de conter o mosquito transmissor dessas doenças. Segundo a vigilância a técnica aplicada garante a eliminação de até 60% dos focos. Posteriormente a este manejo é realizada a aplicação de inseticida na área delimitada na tentativa de eliminar os mosquitos adultos.
Todas as ações tem por objetivo eliminar a circulação de mosquitos transmissores, ocasionando a não infecção dos mesmos e por consequência a quebra do ciclo de transmissão do vírus. A orientação para a população é manter o pátio limpo, evite acumular água parada sem cuidado algum, mantenha os ralos e calhas limpas, caixas de agua sempre fechadas.
RS soma 35 mortes por dengue neste ano
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) registrou mais uma morte causada por dengue no Rio Grande do Sul, elevando para 35 o número de vítimas da doença. O número já é mais que o triplo dos 11 óbitos registrados em 2021.A última confirmação foi em Horizontina, no Noroeste do estado, município que tem três mortes por dengue no total. A cidade com mais mortes é Igrejinha, na Região Metropolitana, com seis óbitos.Das 35 mortes, 21 eram mulheres e 14, homens. Em relação às faixas etárias, a maioria (25) tinha mais de 70 anos.
De acordo com dados da SES, o RS soma nesta terça-feira (24) 28.056 casos confirmados da doença este ano. Do total, 23.357 são autóctones, ou seja, contraídos na localidade.
Com informações do G1.