O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, esteve visitando, esta semana, Sant’Ana do Livramento. A sua principal agenda foi uma palestra sobre o tema “Justiça Eleitoral – do código eleitoral de 1932 até os dias atuais”, realizada na última sexta-feira (20) no campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
Anteriormente, na quinta-feira (19), houve uma Sessão Plenária de Julgamento de Ações Eleitorais. Os dois eventos foram promovidos pelo Tribunal Regional Eleitoral. A Juíza Eleitoral da 30ª Zona, Carla Barros Siqueira Palhares, também esteve presente.
O desembargador visitou a sede do Grupo A Plateia onde concedeu uma entrevista exclusiva. Na oportunidade, Armínio destacou a importância da realização da palestra. “É uma oportunidade para transmitir toda a evolução do processo eleitoral no Brasil”, comentou.
O presidente do TRE-RS avaliou o atual período de pré-campanha “muito tranquilo” no Rio Grande do Sul. “A Justiça Eleitoral está preparada para o pleito de outubro, tanto em termos de material, quanto de pessoal”. Ele complementou dizendo que o TRE continua com a mesma convicção: “Quem tiver mais votos ganha e quem ganha, toma posse”.
Segundo o desembargador, o principal desafio da Justiça Eleitoral nas eleições de outubro é combater a desinformação dos eleitores. “É universal este problema da falsa verdade e as redes sociais serviram de trampolim para as fake news […] no processo eleitoral este é o nosso maior desafio”, finalizou.