No início deste mesmo mês, a equipe da Vigilância Lvto participou de uma capacitação sobre LEISHMANIOSE com Técnicos do Ministério de Saúde, OPAS (Organização Panamericana de Saúde), Ministério de Saúde do Uruguay , Secretaria de Saúde do estado e Coordenadorias Regionais do Estado, Veterinário e Bióloga da Secretaria da Agricultura de Santana do Livramento.
O Objetivo do curso foi de capacitar quanto a doença de Leishmaniose, modo de transmissão, vetores, coletas de material, possíveis ações de bloqueio, armadilhas de captura de flebótomos entre outras informações não menos importantes.
Na mesma semana e sob orientação dos Técnicos, foi realizada uma Investigação Entomológia que consiste na coleta de material canino (medula óssea, sangue) para realização de exames, realizou-se a captura de amostras de mosquitos para uma análise do possível transmissor da Leishmaniose através de armadilhas espalhadas em pontos da nossa cidade, (Armadilha Tipo CDC e SHAANON).
As equipes ( Agente de Combate as Endemias) estiveram a campo informando a população e coletando o material dos cães de áreas que já possuem cães reagentes para a doença, tornando a área um local propício para estas ações. A Vigilância Lvto vem realizando coletas de material canino mensalmente, buscando monitorar, informar e orientar a população quanto ao perigo que esta doença possui.