qua, 8 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

Escritor santanense lança livro sobre Doma Tradicional

A obra literária busca registrar o modo peculiar utilizado pelos gaúchos no adestramento de equinos e a simbiose entre homem e cavalo
Zeca Alves (Fotos: Matias Moura/AP)

Rivair Alves da Silva Neto, conhecido entre os amigos e no mundo artístico e campeiro como Zeca Alves, é natural de Sant’Ana do Livramento, nascido no dia 23 de outubro de 1980. Desde a infância tem ligação direta com o campo onde aprendeu os valores que hoje norteiam seu caminho e seus ideais. Sempre ligado às atividades do meio rural, dedica-se ao cavalo desde os dezesseis anos de idade, no decorrer do tempo exerceu as funções de cabanheiro, domador, peão campeiro e capataz em diversas propriedades rurais do Rio Grande do Sul e fora dele.
Além de ser um homem do campo ligado às lides campeiras, Zeca Alves também é compositor e poeta. No ano de 2004 deu início a sua carreira artística, participando dos principais festivais de música e poesia do estado, contribuindo para o movimento cultural, com diversas premiações expressivas nos mais importantes festivais do gênero, entre eles a Califórnia da Canção Nativa.
O apego e anseio das coisas simples do universo rural do homem gaúcho e seu modo de vida, sempre estiveram timbrados em seus poemas e composições, e é este o mesmo sentimento que agora lhe fez “montar” de pé firme no estribo para uma nova campeireada como escritor. Em seu primeiro livro chamado “A Doma Tradicional”, o autor resgata os valores, os princípios básicos e o fundamento da doma tradicional de forma esclarecedora, desmistificando algumas informações mal interpretadas pela figura de linguagem usada com suas forças de expressão, e refazendo o caminho até os dias atuais, abordando temas que vão desde a origem deste método até o aprimoramento, a evolução através de adaptações e novas técnicas, sem nunca perder suas principais características.
Com 168 páginas, o livro que é bilíngue, foi traduzido pelo professor de história e compositor, Manoel Oribe Fernandez Alves, e apresenta de um lado o conteúdo em língua portuguesa e de outro, traduzido para espanhol. Portanto, é um conteúdo de idioma pampa, ilustrado através de fotos que foram tiradas exclusivamente para este trabalho e escolhidas minuciosamente.
“Este livro retrata um pouco das minhas inquietudes e vivências. Longe de todas as pretensões literárias, ele é apenas um registro daquilo que durante a minha vida ouvi pelos galpões sobre essa nossa relação do homem com o cavalo que forma uma verdadeira simbiose. E como eu sou natural aqui da fronteira, não poderia ser diferente. O livro tinha que ser traduzido para o espanhol, e assim nós fizemos, com a ajuda do nosso amigo Manolo. Espero que os amigos se agradem”, disse o autor.
A obra é revisada e corrigida por Circe Helena Schroeder, apresentada por Pedro Kutscher Ripol, médico veterinário, especializado em equinos, e pode ser adquirida pelas redes sociais do autor Zeca Alves ou pelo fone: (55) 9 9710 -8137.

Inicia nueva campaña de vacunación contra el COVID-19

La inmunización será con la vacuna de Pfizer y tendrá como objetivo a los grupos de riesgo El Ministerio de salud Pública (MSP) comenzará el lunes 13 de enero una nueva instancia de vacunación contra el SARS-CoV-2, virus causante de la enfermedad covid-19, que desatara una pandemia en el comienzo de la corriente década. El fármaco utilizado será el Comirnaty

Hombre de 47 años de edad es buscado en Rivera

Las autoridades policiales una vez más solicitan la colaboración de la población en general, en esta oportunidad para poder dar con el paradero de un hombre de 47 años que desde principio de año falta de su hogar. Según información periodística que posee A Plateia en español, la persona buscada es, Luis Antonio Miranda Fleitas, quien falta de su casa