qui, 9 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

Dança das cadeiras dão caras novas ao governo municipal

A semana foi para anunciar quem são os novos nomes do primeiro escalão do governo
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Damasceno (Foto: Lucas Jardim) Secretário de Serviços Urbanos, Júlio Motta (Foto: Marcelo Pinto/AP)

A semana de dança das cadeiras foi marcada pela calibragem da equipe de Ana Tarouco (DEM) e Evandro Gutebier (Republicanos). Com as, já ventiladas, mudanças no primeiro escalão do governo municipal, adiantadas pelo Jornal A Plateia, nessa semana os anúncios causaram certa sensação de que a administração está de cara nova.
Tudo ocorre a partir da saída do então secretário de Serviços Urbanos, Jean Alves, da pasta. Há cinco meses, Jean já vinha preparando o seu adjunto, Júlio Motta, para assumir o comando da secretaria que, segundo fontes, muito embora tenha uma equipe dedicada, não vem conseguindo dar conta do recado, já que é uma das principais demanda do governo. Em sua primeira entrevista, Motta afirmou que o objetivo dele é dar continuidade ao trabalho que estava sendo realizado. “Têm projetos novos que nós já estamos pensando com a prefeita”, disse.
Por outro lado, Jean não esperou muito tempo para anunciar o seu novo posto. Colocando-se como apoiador do governo de Ana e Evandro, o ex-policial uruguaio assumiu o cargo de diretor de turismo, da Intendência Departamental de Rivera, onde ficará responsável pelo contato direto com o Ministério do Turismo do Uruguai, hoje comandado pelo riverense Tabaré Vieira.

MOVIMENTAÇÕES

Também nessa semana, outra movimentação importante aconteceu no palácio Moysés Vianna. Sem titular desde o final do ano passado, quando a então secretária Adriana Muniz deixou o governo, o diretor administrativo do Departamento de Água e Esgotos foi puxado para a sede principal da prefeitura para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Rafael Damasceno terá o desafio de comandar uma secretaria que ainda não conta com nenhuma estrutura. Na pasta não há outros cargos para auxiliar o secretário no desenvolvimento das funções que, para a administração, será de fazer a integração do próprio governo com a comunidade santanense. Em entrevista, nessa semana, Damasceno afirmou que Sant’Ana do Livramento não conta com planejamento visando o desenvolvimento do município. “(…) não vinha tendo um projeto de desenvolvimento a longo prazo e isso nos coloca um pouco atrás. Então, nesse primeiro momento, nós vamos trabalhar essa base, um projeto de desenvolvimento a longo prazo”, afirmou.
Segundo Damasceno, a proposta é “bem pé no chão”. “Há alguns anos essa secretaria não vinha sendo estruturada para que pudesse entregar um desenvolvimento próspero, ou pudesse trazer um desenvolvimento para o município. (…) Não existe a possibilidade de esse desenvolvimento vir exclusivamente do governo, tem que vir de todas as pessoas que fazem parte da comunidade. É um chamamento que vamos buscar, construir com diálogo junto com a população e com as instituições de Sant’Ana do Livramento para que seja dado o start”.
Com o movimento, Rafael assume um posto de braço forte da prefeita que, em menos de um ano e meio de governo, precisou movimentar várias peças importantes do jogo político interno, inclusive, em outra secretaria chave, a de Planejamento e Meio Ambiente, já que a pasta está sem secretário desde a saída da secretária Celina Martinez, há algumas semanas. A pasta ainda está sem o nome definido.

MUDANÇAS CONSTANTES

O governo Ana e Evandro já fez inúmeras mudanças em seu governo, desde o início, no ano passado. Na Saúde, o espaço de Caroline Gomes, hoje é ocupado por Paulo Vargas; na Agricultura, onde estava Roberto Braz, hoje, Edu Gutebier; na Assistência, onde esteve Gabriele Fernandes, quem responde hoje é Maria Drekener; com a saída de Adriana Muniz da Secretaria do Desenvolvimento, hoje comandado por Rafael Damasceno, e chefia de gabinete; Sandra Pontes deixou a Secretaria de Educação e passou a coordenar o Gabinete e o Turismo; com essa mudança, a Educação ficou a cargo de Elisangela Duarte; no trânsito, com o afastamento de José Serpa pela Polícia Federal, assumiu Márcio Goularte; e na Geral de Governo, o vice-prefeito Evandro Gutebier abriu espaço para Marta Medina Azevedo.

Inicia nueva campaña de vacunación contra el COVID-19

La inmunización será con la vacuna de Pfizer y tendrá como objetivo a los grupos de riesgo El Ministerio de salud Pública (MSP) comenzará el lunes 13 de enero una nueva instancia de vacunación contra el SARS-CoV-2, virus causante de la enfermedad covid-19, que desatara una pandemia en el comienzo de la corriente década. El fármaco utilizado será el Comirnaty

Hombre de 47 años de edad es buscado en Rivera

Las autoridades policiales una vez más solicitan la colaboración de la población en general, en esta oportunidad para poder dar con el paradero de un hombre de 47 años que desde principio de año falta de su hogar. Según información periodística que posee A Plateia en español, la persona buscada es, Luis Antonio Miranda Fleitas, quien falta de su casa