qua, 8 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

“Nós estamos retomando os trabalhos”, diz secretário de Obras após volume histórico de chuva

Dilmar Pereira, secretário de obras (Foto: Reprodução)

Uma semana após a região ser atingida por mais de 300 mm de chuva em um curto espaço de tempo, a Secretaria de Obra vem retomando as atividades de recuperação das vias públicas em diversos bairros. Segundo o secretário Dilmar Rodrigues, a pasta direcionou em um primeiro momento, todas as equipes para atender às demandas emergênciais, mas nesta semana, as atividades de patrolamento e balastramento das ruas foram retomadas em diversos pontos.
Entre eles, a recuperação da rua Roberto Albornoz Serralta, na Vila Quines, que estava praticamente intransitável sendo motivo, inclusive, de muita cobrança dos moradores relatadas ao Jornal A Plateia sobre a dificuldade de locomoção pela via. Além das péssimas condições de trafegabilidade da rua que apresentava pedras soltas e muitos buracos, além de grandes vazamentos de água na rede pluvial, os moradores reclamaram que a situação vinha acontecendo há pelo menos 6 meses.
Em contato com o DAE, a reportagem foi informada que na tarde de terça-feira (3) uma equipe da autarquia esteve no local fazendo os devidos reparos e conserto nos vazamentos. Segundo o secretário de obras Dilmar Rodrigues que esteve acompanhando os trabalhos, a rua já estava mapeada como prioridade dentro do cronograma de manutenção da pasta. Além disso os grandes acumulados de chuva nas últimas semanas impediram o início dos trabalhos. “ Nós iniciamos a manutenção aqui nesta rua, onde a situação realmente estava bem ruim. Mas eu gostaria de salientar que a gente estava fazendo um trabalho aqui na Vila Quines, mas com a chuvarada do dia 25 de abril, precisamos interromper. Agora, nós estamos trabalhando com o apoio do DAE porque a rua estava muito baixa com os canos amostra, e por essa razão eles acabavam quebrando. Nós estamos cumprindo o nosso cronograma de manutenção, que visa a cada 3 ou 4 meses voltar nesses locais para realizar os devidos reparos. Então, dessa forma a gente pretende atender às questões de toda a comunidade em relação à manutenção das ruas”.

Resultados do Projeto Cívica 2024 são divulgados pelo Grupo de Trabalho e TCE’S

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) em conjunto com o Grupo de Trabalho Participação Cidadã e os Tribunais de Contas do Estado apresentaram a cartilha sobre os resultados do Projeto Rede Cívica. O projeto Rede Cívica objetiva a criar um modelo colaborativo para acompanhamento contínuo dos recursos destinados às políticas públicas no Brasil, com a inclusão da participação cidadã.