qua, 8 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

“Nós atuaremos tanto nos delitos no campo quanto no combate ao crime organizado”, diz novo titular da 12ª Delegacia de Polícia Regional de Livramento

Delegado Laurence Teixeira assumiu o cargo anteriormente ocupado pela Delegada Patrícia Sanchotene Pacheco.
Delegado Laurence Teixeira assumiu o cargo de delegado regional no lugar de Patrícia Sanchotene (Foto: Matias Moura )

Aconteceu na quinta-feira (05), em Sant’Ana do Livramento, a cerimônia de transmissão do cargo de Diretor da 12ª Delegacia de Polícia Regional do Interior. Na oportunidade, o Delegado Laurence de Moraes Teixeira assumiu o cargo como novo diretor da 12ª DPRI, anteriormente ocupado pela Delegada Patrícia Sanchotene Pacheco. A solenidade contou com a presença do Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Delegado Fábio Motta Lopes, da Prefeita Delegada Ana Luiza Moura Tarouco, do Subchefe de Polícia, Delegado Vladimir Urach, do Diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, Delegado Nedson Ramos de Oliveira, além de outras autoridades.

Natural de São Pedro do Sul/RS e formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, no ano de 1995, o Delegado Laurence de Moraes Teixeira ingressou na Polícia Civil no dia 1º/10/2004, com lotação inicial na Delegacia de Polícia de Cacequi. Após, desempenhou suas atividades nas Delegacias de Polícia de São Gabriel, São Sepé, DPPA de Santa Maria, Faxinal do Soturno e Agudo. Em substituição, dentre outros órgãos policiais, atuou nas seguintes Delegacias de Polícia Especializadas: Draco de Santa Maria, DPHPP de Santa Maria, DPCOI de Santa Maria, e DPCA de Cachoeira do Sul. Como formação complementar, frequentou cursos de atualização jurídica junto à Escola Superior do Ministério Público, Escola Superior da Magistratura/AJURIS, Centro de Estudos Jurídicos/CEJUR, Instituto de Desenvolvimento Cultural/IDC, e Instituto Luiz Flávio Gomes/LFG. Destaque-se a participação no Curso de Gerenciamento de Fronteiras – “Border Control Management Course”, realizado pelo Serviço de Segurança Diplomática dos Estados Unidos da América / Departamento de Estado, em Porto Alegre/RS, no ano de 2018. Atualmente, frequenta o Curso de Pós-Graduação “Gestão da Investigação Criminal”, junto à Acadepol/PC/RS.

Durante a sua fala, o delegado Laurence Teixeira agradeceu à chefia de polícia pela indicação do seu nome para o cargo de diretor da 12º DPI, aos colegas e familiares pelo apoio incondicional, e prometeu dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado pelas suas antecessoras, além de intensificar ações de combates aos delitos no campo e ao crime organizado. “Nós iremos trabalhar de forma unida com todas as outras instituições que atuam na questão da segurança pública. Nós estamos em uma região policial estratégica, e pretendemos trabalhar inclusive com o apoio da Policia do Uruguai. É evidente que temos essas questões legais, mas nós já exercemos essa parceria de uma forma muito eficiente com as polícias vizinhas de outro país e esferas de governo. Através de uma troca de informações e ações conjuntos temos tido bons resultados, inclusive, a redução dos índices de criminalidade no campo” destacou.

O Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Delegado Fábio Motta Lopes, destacou em entrevista ao Jornal A Plateia, que a instituição vive um excelente momento recebendo inclusive diversos investimentos como viaturas novas, armamento e ferramentas de inteligência que estão sendo entregues no dia a dia da Polícia Civil e que estão possibilitando a entrega de um serviço com mais qualidade para a população gaúcha. “Meu recado para todos os municípios da região, é que a população está bem servida com a posse do Delegado Laurence Teixeira que é um excelente colega e tem uma grande bagagem, começou inclusive a sua carreira na região, em Cacequi, e agora volta para a região para assumir a regional. O seu perfil é de um profissional de diálogo e que vai trabalhar muito integrado com as demais forças de segurança, o que é fundamental para o nosso trabalho. Apesar da nossa atuação ser mais na investigação e na repressão, nós precisamos ter uma boa troca de informações com as outras instituições. E o delegado Laurence tem justamente esse perfil”.

O chefe de Polícia ainda adiantou que nos próximos meses a Polícia Civil da região irá receber um novo investimento em equipamentos tecnológicos que deverão melhorar e facilitar na elucidação de crimes. “Muita coisa a gente não pode divulgar, porque é sigilosa. Mas os investimentos virão” encerrou.

Resultados do Projeto Cívica 2024 são divulgados pelo Grupo de Trabalho e TCE’S

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) em conjunto com o Grupo de Trabalho Participação Cidadã e os Tribunais de Contas do Estado apresentaram a cartilha sobre os resultados do Projeto Rede Cívica. O projeto Rede Cívica objetiva a criar um modelo colaborativo para acompanhamento contínuo dos recursos destinados às políticas públicas no Brasil, com a inclusão da participação cidadã.