Os soldados do policiamento ostensivo da Brigada Militar de Sant’Ana do Livramento, Vilarci Bittencourt Neves Junior e Luciano Correa Alves receberão, na próxima semana, a Medalha Estrela de Reconhecimento, no grau Estrela de Bronze, que destina-se a distinguir os componentes da Brigada Militar que, por suas atitudes, dedicação e capacidade profissional, tenham contribuído para elevar o prestígio da Corporação junto à comunidade, por meio de uma atuação relevante no exercício do serviço.
A condecoração é resultado do reconhecimento do trabalho dos soldados, que durante patrulhamento de rotina no dia 25 de junho de 2020, auxiliaram a pequena Alice, então com apenas 5 meses, que havia se engasgado com o fragmento de um brinquedo. Na ocasião, a mãe da criança acionou a BM relatando que sua filha havia se engasgado e não estava respirando. Os soldados, então responsáveis pelo policiamento no bairro Armour, se deslocaram prontamente até a rua Coronel Chiquinote Pereira, no bairro Jardim Alvorada. Ao chegar na residência, rapidamente conduziram mãe e filha ao Pronto Atendimento Municipal da Santa Casa de Misericórdia.
Porém, ainda no interior da viatura durante o translado da vítima, que contou com a escolta dos demais grupamentos em serviço, foi necessária a realização da manobra de Hemlich, que consiste em pressionar o diafragma da vítima para que se possa desobstruir as vias aéreas, proporcionando a respiração. A ação foi crucial para a sobrevivência de Alice, que expeliu o brinquedo antes de chegar ao hospital, onde ficou internada em observação.
A honraria, já publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, será entregue em solenidade no 2º Regimento de Polícia Montada (RPMon) e deverá contar com a presença de autoridades, além de Alice, hoje com 2 anos.
Entrevista com a dupla Os Ribeiros
A famosa dupla conhecida por tocar no trem do pampa, contou como tudo começou