sáb, 12 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Expobrangus terá mais de 200 animais em Uruguaiana

Exposição acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, com transmissão por plataforma exclusiva da ABB

“Convívio social, tira teima, olho na raça e oportunidade comercial”, com essas palavras o executivo da Associação Brasileira Brangus (ABB), Roberto Grecellé, resume o que os produtores encontrarão na edição 2022 da Expobrangus, que acontecerá de 13 a 14 de maio, em Uruguaiana, Rio Grande do Sul.

Na edição passada e exposição contou com a participação de 50 animais de argola e 120 animais rústicos nos julgamentos. Na edição deste ano, participarão mais de 200 animais.

O evento conta ainda com mais uma novidade: todas as informações, bem como a transmissão da exposição serão realizadas por uma plataforma exclusiva (brangus.org.br/expobrangus).

“A raça Brangus está crescendo e alcançando diversos lugares do Brasil e o papel da Expobrangus, além de mostrar os animais, é ser uma verdadeira aula de zootecnia. É a oportunidade de todos que quiserem conhecer um pouco mais, sobre como escolher um reprodutor, as características que tem a raça, o que nós, criadores, estamos selecionando, tudo isso estará palpável, visível nos smartphones para o Brasil e exterior também”, ressalta Antônio Carlos Corrêa Osório, o Cacaio, Presidente do Conselho Técnico da ABB.

A expansão da genética Brangus pode ser observada através dos números. Segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) de 2018 para 2021 houve um crescimento de 98% nas vendas de sêmen da raça, sendo que 137% desse crescimento, foi somente de sêmen de touros nacionais.

A exposição será aberta ao público e será uma grande oportunidade para discussões técnicas e relacionamento comercial, entre sócios e usuários da raça.

A exposição ainda oferece remates de criatórios importantes para o cenário da raça no Brasil, como a oferta de 100 fêmeas registradas.

“É uma oportunidade para o pecuarista adquirir a genética brangus e dessa forma estarmos mais próximos aos criadores e entusiastas da raça, e entender os diferentes sistemas de criação com um só objetivo: a expansão do Brangus pelo Brasil”, aponta o presidente da associação, Ladislau Lancsarics Junior.

Durante os dois dias de evento, os animais de argola serão julgados nas categorias fêmeas e machos, sendo aceito somente animais 38. Não serão aceitos animais de Primeira Geração de 38, de pelagem osca.

Já na modalidade Rústicos, os animais concorrerão em trios e de forma individual, machos e fêmeas, sendo que animais de Primeira Geração, serão julgados separados, e não poderão concorrer ao título de supremo grande campeão.

A exposição contará com o jurado Gaston Garcia, técnico pela Associação Argentina de Brangus e gerente da cabanha Corral de Guardia, a transmissão realizada por Pedro Bastos, com comentários de Fernando Velloso, da Assessoria Agropecuária, e Ricardo Weiller, Condomínio Rural Weiler, criador há mais de 30 anos da raça Brangus.

Assessoria Associação Brasileira de Brangus

Após pedido humanitário da oposição, ministro Alexandre de Moraes manda soltar mais três presos do 8 de Janeiro

Em uma importante vitória contra os abusos e arbitrariedades promovidos nas prisões decorrentes dos atos de 8 de Janeiro, três detentos obtiveram liberdade neste final de semana. A decisão foi proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator das ações penais no Supremo Tribunal Federal. Os alvarás de soltura foram concedidos em favor de Marco Alexandre Machado de Araújo, Cláudio Mendes

NOTÍCIAS DO DIA

Dia 12 de Abril de 2025, Sábado