A semana foi de mobilização por parte da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento para atender as famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a Fronteira da Paz. Em uma ação conjunta de solidariedade, alguns vereadores se uniram à ação, inclusive durante a noite.
Os acumulados passaram dos 300 mm, de acordo com pluviômetros espalhados pela cidade. Em vários pontos da cidade houve alagamentos, e a situação se intensificou após dois dias inteiros com chuva.
De acordo com a Secretaria de Assistência e Inclusão Social, as mais de 100 famílias que foram atingidas receberam o apoio da Prefeitura. Ao todo, 420 marmitas foram entregues pelo mutirão formado. “Ao longo dos últimos dias distribuímos 15 colchões, 30 cestas básicas e 200 peças de roupa”, divulgou a secretária Maria Dreckener.
Durante a primeira madrugada de trabalho, na terça-feira (26), uma força-tarefa composta pelas secretarias de Assistência e Inclusão Social, Serviços Urbanos, Obras, Administração, Trânsito e Turismo mobilizou-se para chegar aos bairros Santa Rosa, Tabatinga, Cerro do Depósito e Vila Safira.
Além dos secretários e de funcionários atuando na operação, a Defesa Civil do Município, o Conselho Tutelar, o gabinete da prefeita Ana Tarouco e do vice-prefeito Evandro Gutebier estiveram participando da mobilização.
Vereadores também se somaram à ação, como foi o caso de Jovani Romarinho (Republicanos), de Xepa Gisler (PSB) e da vereadora Eva Coelho (PDT), que foram pessoalmente prestar apoio. A parlamentar afirmou que não era hora de ver bandeiras, “é hora de olhar o nosso povo, que está sofrendo”.
O líder do governo, Maurício Galo Del Fabro (Progressistas), ajudou na articulação de doações, mas não participou presencialmente do movimento em virtude de estar em viagem a Porto Alegre.
Reveillón em Florianópolis
20 anos de história