sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

“Fica tranquilo, tô me virando por ti”, diz vereador Civeira ao diretor do Salva Saúde

Trecho do diálogo entre o ex-secretário da Saúde e Jan Cristoph foi interceptado em investigação da Polícia Federal
Foto:Arquivo/AP

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu uma denúncia contra o vereador e ex-secretário da Saúde de Sant’Ana do Livramento, Enrique Civeira (PDT), por corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro e peculato, resultado do inquérito da Polícia Federal (PF) que investigou supostos desvios de verbas da Santa Casa de Misericórdia. Entre os materiais apresentados a 22ª Vara Federal de Porto Alegre, estão diálogos entre os acusados.

Em um deles, Civeira, então secretário da Saúde, enviou uma mensagem de áudio ao diretor do Instituto Salva Saúde, que foi contratado para administrar o hospital, dizendo que estava “se virando” por Jan. “Mas mano como tu te locomove com rapidez? Tu tava em Livramento ontem e hoje tu tá em Vitória já meu velho? Não, fica tranquilo que eu tô me virando por ti, um abraço, te cuida”, disse.

Na sequência da conversa Jan responde, também através de um áudio: “É o andar da carruagem, pelo jeito, tá virando meu sócio quase né? Você tá trabalhando mais que todo mundo aí…” disse o diretor.

Em outro trecho dos diálogos, Civeira enviou uma mensagem para Jan pedindo emprego fora de Livramento: “Mano não quero mais ficar aqui, me consegue um trabalho fora. Sabe que eu pego não tem tempo ruim nem hora para trabalhar”. Jan respondeu: Vamos conversar. Vou pegar outros hospitais aí pelo RS” e complementou escrevendo: “Vamos atrás do Pompeo. Gramado me interessa”. Segundo a PF, o “Pompeo”, o qual Jan se refere, é o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), de quem o ex-prefeito Ico Charopen (PDT) é assessor.

Além de Jan e Civeira, Ico e o ex-procurador Ramzi Zeidan também estão sendo acusados pelos mesmos crimes de Civeira. Em nota, a defesa de Enrique Civeira e Ramzi Zeidan, diz que ambos são inocentes e vão provar no decorrer do processo.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os